Teste da Linguinha ganha apoio do Ministério da Saúde


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Ministério da Saúde decidiu apoiar a reivindicação de instituições como o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e a Sociedade Brasileira da categoria (SBFa) pela regulamentação de uma lei que torne obrigatório o Teste da Linguinha em todo o país.

O deputado Onofre Santo Agostini, de Santa Catarina – autor do Projeto de Lei (PL) nº 4832/2012 – esteve reunido, em Brasília, com o ministro Alexandre Padilha; Roberta Martinelli, criadora do exame; e Irene Marchesan, presidente da SBFa.

Após o encontro, Alexandre Padilha disse que o Ministério da Saúde elaborará um parecer técnico favorável ao PL. Atualmente o Projeto de Lei está sendo analisado por parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

“O projeto é muito interessante”, disse o ministro. “Assim como os testes do pezinho e da orelhinha, podemos adotar esta nova obrigatoriedade para evitar danos futuros às crianças”, afirma. O apoio do ministro Alexandre Padilha ao Teste da Linguinha dá esperanças de que o desfecho seja positivo.

“Ter uma autoridade do Governo Federal apoiando a ampliação do papel da Fonoaudiologia na saúde pública é importante para que o PL seja aprovado com mais rapidez. O parecer do Ministério da Saúde terá um grande peso na decisão dos deputados e senadores”, acredita a Presidente da Comissão de Saúde do CFFa, Denise Torreão.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CFFa

« Voltar