Bebê Sarado ganha as ruas do país de 1º a 7 de agosto
Há oito anos, o Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro promove a campanha socioeducativa “Saúde, o Seio da Questão”, de incentivo ao aleitamento materno. A ação, que envolve fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia de todo o estado e tem o Bebê Sarado como mascote, desde 2011 – ano em que a profissão completou 30 anos de regulamentação, tornou-se nacional e agora acontece em praças, shoppings, centros comerciais, creches, escolas, universidades, postos de saúde e hospitais de todo o país. Assim, pelo segundo ano consecutivo, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia realiza a II Campanha
Nacional “Saúde, o Seio da Questão”, de 1º a 7 de agosto, este ano com apoio do Ministério da Saúde e UNICEF. O lema em 2012 é “Conhecer os benefícios da amamentação é como água: indispensável!”
A atriz Daniele Suzuki é a madrinha desta edição que marcou presença no lançamento oficial da campanha, no Rio de Janeiro, no último dia 24 de julho, na Vila Olímpica da Mangueira (Rua Santos Melo, 73 São Francisco Xavier, Rio de Janeiro, RJ). Ela e o filho Kauai cederam gratuitamente o direito de uso de imagem e voz ao Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia para divulgação das ações da campanha, que envolve pólos de orientação gratuita sobre amamentação.
“Muitas vezes a gestante tem dúvidas ou a mãe enfrenta dificuldades para amamentar. Uma das perguntas mais frequentes é se o leite materno é suficiente para alimentar o bebê. O Ministério da Saúde recomenda dar somente leite materno até os 6 meses e amamentar até 2 anos ou mais” afirma a fonoaudióloga Flávia Bessa, da coordenação geral da Campanha %u201CSaúde, o Seio da Questão%u201D, que, ano passado, no Rio de Janeiro, contabilizou cerca de 80 núcleos, espalhados por 27 municípios.
No evento da Vila Olímpica da Mangueira, além de Daniele Suzuki, também as atrizes Maria Paula e Betty Gofman, madrinhas das ações em 2011, foram homenageadas pelos organizadores. A solenidade contou, ainda, com as apresentações de ginástica artística das atletas do Projeto Social da Mangueira, da Liga dos Cantantes (coral formado por crianças do Complexo do Alemão) e o grupo Meu Pé de Laranja Rima, do ator e músico César Mello.
A Campanha Nacional “Saúde, o Seio da Questão” integra as ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2012), promovida em todo o mundo pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês) e Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN). O tema da SMAM 2012 é “Entendendo o passado %u2013 planejando o Futuro: Comemorando 10 anos da Estratégia Global OMS/UNICEF para Alimentação Infantil e da Criança Pequena”.
Fonte: Assessoria de Imprensa do CREFONO 1