Crefono 4 reforça luta antimanicomial em participação na Conferência Estadual de Saúde Mental da Bahia


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) destacou a luta antimanicomial na 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental da Bahia, no auditório do Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), em Salvador/BA. O Conselheiro Victor Maia de Meneses Barbosa (CRFa 4-11912), atual Conselheiro Estadual de Saúde da Bahia, no Segmento Trabalhador, foi o representante do Crefono4 e do CES-BA durante o evento.

Realizado de 9 a 11 de agosto (três dias seguidos de duração), o encontro reuniu cerca de 800 pessoas, entre elas o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Antônio Sampaio, o secretário executivo Arão Capinam, além dos Conselheiros Estaduais e os Delegados de Saúde dos Municípios do Estado da Bahia.

O representante do Crefono 4 ressaltou que foram tratados assuntos importantes no evento, como as leis do SUS, que garantem o direito dos usuários ao tratamento multidisciplinar na área de saúde mental. Foram colocados em discussão os assuntos apresentados nos eixos temáticos para serem votadas pelos delegados de saúde.

“A conferência traz na sua essência a luta dos usuários para um tratamento humanizado e o cuidado em liberdade, acabando de uma vez por todas com a ideia de manicômio e hospital psiquiátrico”, definiu o Fgo. Victor Maia.

A Conferência Estadual de Saúde Mental da Bahia também foi marcada por manifestações de música, teatro e dança, apresentadas pelos próprios usuários dos serviços de atenção psicossocial, CAPS e do AMEA – Associação Metamorfose Ambulante dos Usuários e Familiares do Sistema Único de Saúde (SUS).

« Voltar