Deputado solicita ao Ministério da Saúde inclusão do fonoaudiólogo (a) na equipe multiprofissional pós-Covid-19


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O deputado federal Capitão Alberto Neto solicitou ao Ministério da Saúde (MS) a Indicação 1399/2022, que visa a participação do fonoaudiólogo (a) como integrante da equipe multiprofissional pós-Covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda em maio deste ano, a Diretoria do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) e as Diretorias do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), do Crefono 5 e do Crefono 9 solicitaram ao MS a inclusão do fonoaudiólogo (a) na equipe multiprofissional pós-Covid-19.

O capitão reforçou que a atuação do fonoaudiólogo (a) é de suma importância para reabilitar as funções perdidas em decorrência da Covid-19. “A síndrome pós-covid pode gerar impacto familiar, social, laboral, econômico, físico, psicológico e espiritual, a depender do grau e da duração dos sintomas. Daí a necessidade do trabalho de reabilitação nos pacientes com essa condição. Essa prática visa estabelecer uma melhor qualidade de vida ao paciente e seus familiares, diminuindo os custos com reinternações”, comentou o Capitão Alberto Neto.

O Crefono 4 incluiu também em sua pauta mais questões importantes para a Fonoaudiologia: Inclusão do fonoaudiólogo (a) na atenção de saúde básica; Importância do fonoaudiólogo (a) nas UTI’s; Fonoaudiologia na saúde indígena; Pontos esclarecedores sobre o Teste da Linguinha.

VISITAS

A Diretoria do Crefono 4 tem realizado uma série de visitas a deputados na Câmara dos Deputados e também ao Ministério da Saúde na busca da sensibilização dos parlamentares para criação de projetos em prol da Fonoaudiologia.

« Voltar