Luciana Studart é a primeira fonoaudióloga eleita como membro da Diretoria da Associação Brasileira do Sono
A fonoaudióloga pernambucana Luciana Studart foi eleita membro da Diretoria da Associação Brasileira do Sono (ABS). É a primeira vez que uma fonoaudióloga assume um cargo na Diretoria da ABS. A associação é reconhecida mundialmente por promover atividades como cursos e reuniões com a sociedade civil e com os gestores de políticas públicas, além de dialogar constantemente com o púbico sobre diversos temas relacionados ao sono.
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em1993, e doutorada em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2015, Luciana Studart atuou como fundadora da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO), área da qual possui título de especialista, desde 2003. Atualmente, é professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE, onde desenvolve pesquisas na área do sono.
Quando fundada, em agosto de 1985, a Associação Brasileira do Sono era chamada de Sociedade Brasileira do Sono. Passou a ter o nome de associação em 2005, mantendo sua origem multidisciplinar de congregar profissionais que estudam a área.
Essa é uma grande vitória da Fonoaudiologia do Sono, área de domínio já reconhecida pelo CFFa e que cresce em número de profissionais atuantes e certificados. Sem dúvidas, uma luta antiga de vários profissionais de todo país, entre eles, a Fonoaudióloga Luciana Studart.