CFFa publica comunicado para fonoaudi


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia informa que estará disponível até  02 de março de 2017 o questionário sobre Fator de Qualidade para Fonoaudiólogos (consultórios) e Clínicas de Fonoaudiologia (responsáveis técnicos), para aqueles que atuam em saúde suplementar e desejam obter certificação do Fator de Qualidade.

A Agencia Nacional de Saúde (ANS) criou o Fator de Qualidade que funcionará como percentual de reajuste anual dos contratos entre profissionais de saúde e clínicas com operadoras dos planos de saúde.

O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia orienta a todos os Fonoaudiólogos que assistam ao vídeo ‘Cuidado Centrado no Paciente’, disponível no site da ANS, e respondam ao questionário, de acordo com seu nível de aplicação.

O Fator de Qualidade tem como referencia o Indice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) ao qual será aplicado o Fator de Qualidade (possui três níveis para aplicação de reajustes: (A) 105%, (B) 100% e (C) 85%) e deverá ser usado:

– quando não há qualquer outra forma de reajuste estabelecida no contrato, como alternativa à livre negociação e

– quando não há acordo nos primeiros 90 dias do ano.

O Fator de Qualidade é um modelo de remuneração de serviços estabelecido pela Lei 13.003 e regulamentado pela  Resolução Normativa 364/2014Instrução Normativa nº 61/2015 e Instrução Normativa nº64 /2016.

Foram estabelecidos critérios para os três níveis de aplicação dos reajustes, para acessar a pesquisa basta clicar nos links abaixo:

I – Questionário de profissionais de saúde

Nível A : reajuste de 105% do IPCA

Especialização, Residência, Pós graduação Latu-Senso e Stritu-Senso , responder ao questionário e assistir ao vídeo.

Nível B:  reajuste de 100% do IPCA

Responder ao questionário e assistir ao vídeo ‘Cuidado centrado no paciente’.

Questionário 

II – Questionário de  Serviços de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT)

III – Questionário de Clínicas

Nível A  -reajuste de 105% do IPCA

 O critério é a proporção de 50% ou mais de profissionais de saúde com titulações  e asssitir ao vídeo “cuidado centrado no paciente”

Nível B – reajuste de 100% do IPCA

O critério é responder  ao questionário e assistir ao vídeo “cuidado centrado no paciente”. 

Questionário

ATENÇÃO:

– É importante ressaltar que o fonoaudiólogo é responsável pelas informações prestadas no questionário;

–  É importante que todos os fonoaudiólogos respondam ao questionário e  assistam ao vídeo, mesmo que não tenham contratos com operadoras de planos de saúde.

Para outros esclarecimentos, segue o link da Nota Técnica n.º 45 e da Nota Explicativa, ambas sobre o Fator de Qualidade – FQ 2017/ano-base 2016, disponíveis no portal eletrônico da ANS:

Nota Técnica

Nota Explicativa

 

« Voltar