CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Fonoaudiologia na UFPE e UFPB/UFRN
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, na última quinta-feira (5), a aprovação de dois mestrados acadêmicos em Fonoaudiologia em universidades da nossa região – sendo um na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), esse último, em associação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“Podemos destacar que a oferta de um programa de mestrado específico em Fonoaudiologia na nossa região é um anseio de muitos interessados que, até então, buscavam formação em áreas afins. Esperamos que essa excelente notícia signifique o início de uma transformação importante nas oportunidades de formação dos fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins, especialmente os que atuam na região Nordeste”, comemorou o fonoaudiólogo Leandro Pernambcuo, um dos coordenadores do programa de mestrado recém-aprovado da UFPB/UFRN.
O Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia (PPGFON) tem uma área de concentração, intitulada “Aspectos funcionais e reabilitação em Fonoaudiologia”, e duas linhas de pesquisa, “Voz e funções orofaciais: aspectos funcionais e fundamentos da reabilitação” e “Desenvolvimento e reabilitação da audição e linguagem”. O corpo docente é composto por 10 professores, sendo cinco de cada instituição associada.
Na UFPE, o Programa de Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH) tem área de concentração em Fonoaudiologia e duas linhas de pesquisa