Abra Gagueira divulga programação do VIII Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam
A Associação Brasileira de Pessoas que Gaguejam (Abra Gagueira) divulgou a programação oficial do 8º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam, que neste ano será realizado no Salão nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, próximo sábado (26 de novembro), das 8h às 17h. As inscrições custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 para associados da Abra Gagueira e estudantes e podem ser realizadas no site da Abra Gagueira (clique aqui).
A Abra Gagueira vai aproveitar o encontro para divulgar, em primeira mão, os resultados da pesquisa que realizou sobre o “Perfil do Atendimento Fonoaudiológico Especializado em Gagueira.” O advogado e moderador do Grupos de Apoio para Pessoas que Gaguejam da Abra Gagueira em Belo Horizonte, Renner Fonseca, vai falar sobre a experiência de comandar as reuniões para pessoas que gaguejam. Alguns integrantes do grupo darão depoimentos.
O Grupo de Apoio para Pessoas que Gaguejam é um dos principais projetos desenvolvidos pela Abra Gagueira desde a sua fundação e hoje está em 18 estados brasileiros. Os grupos de apoio da Abra Gagueira são É um espaço para troca de informações sobre gagueira, tanto no que se refere a informações mais objetivas e cientificas, como também e, principalmente, para a troca de experiências entre os participantes.
O 8º Encontro vai discutir diversos atualidades referentes à gagueira. Na parte científica, o evento contará com palestras de três fonoaudiólogas – Erika Queiroga, de Minas Gerais (Atualizando o conhecimento sobre a gagueira), Fga Daniela V. Zackiewicz, de São Paulo/SP (Abordagem terapêutica para a gagueira na idade escola – Oficina de Fluência) e Marisa Viana, da Metodista Izabela Hendrix/MG (Recursos comunicativos para maior expressividade na fala).
Por fim, o humorista e pessoa que gagueja, Lucas Cioca, do Mato Grosso, vai apresentar sua história em um stand-up “Meu defeito, minha qualidade.”
Idealizado há oito anos, o Encontro é destinado a pessoas que gaguejam, seus familiares e amigos, além de fonoaudiólogos, estudantes de Fonoaudiologia, educadores e demais interessados. Antes de ser realizado em Belo Horizonte, o evento já percorreu os estados do Rio de Janeiro (duas vezes), Pernambuco, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O 8º Encontro é uma realização da Abra Gagueira e da UFMG, com patrocínio da ID360 New Media e apoio do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia.
PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura
9h30 – Planos da Abra Gagueira
Renato Poubel/RJ – Diretor Tesoureiro
10h – Atualizando o conhecimento sobre a gagueira
Fga. Erika Queiroga/MG
10h45 – Café
11h – Pesquisa Abra Gagueira – Perfil do Atendimento Fonoaudiológico Especializado em Gagueira
Fga Daniela V. Zackiewicz/SP – Colaboradora da Abra Gagueira e Diretora da Oficina de Fluência São Paulo/SP
11h30 – Grupos de Apoio da Abra Gagueira
Renner Fonseca/MG – Advogado e Representante da Abra Gagueira em Belo Horizonte
12h30 – Almoço
14h – Meu defeito, minha qualidade
Lucas Cioca/MT – Humorista e Pessoa que gagueja
14h45 – Abordagem terapêutica para a gagueira na idade escola – Oficina de Fluência
Fga Daniela V. Zackiewicz/SP – Colaboradora da Abra Gagueira e Diretora da Oficina de Fluência São Paulo/SP
15h30 – Recursos comunicativos para maior expressividade na fala
Fga. Marisa Viana/MG – Metodista Izabela Hendrix
16h15 – Encerramento
Renner Fonseca/MG – Advogado e Representante da Abra Gagueira em Belo Horizonte