Novo Código de


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O novo Código de Ética da Fonoaudiologia, publicado pelo CFFa em março deste ano, foi destaque na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizado em todo Brasil, no último domingo (20). Dentre as questões discursivas, foi contemplado o Capítulo X que trata dos Veículos de Divulgação, Informação e Comunicação, mais especificamente os artigos 38, 39 e 40, referente a divulgação de serviços fonoaudiológicos através das Redes Sociais.

Na questão, o aluno teria que apresentar sua avaliação referente à conduta ético-profissional de um fonoaudiólogo que criou uma página na rede social para compartilhar informações gerais à população sobre alterações fonoaudiológicas, seus tratamentos e ainda com a exibição de montagens fotográficas mostrando o antes e depois dos seus pacientes após a intervenção fonoaudiológica.

O aluno também deveria apresentar duas estratégias baseadas no novo Código de Ética que pudessem ser implementadas pelo fonoaudiólogo do exemplo acima para aumentar sua clientela e valorizar a profissão. Diante dessa questão, a presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREFONO 4, fonoaudióloga Cláudia Rejane, comenta: “É dever do profissional está atualizado com o Código de Ética vigente, a fim de exercer a profissão de modo legal.”

Clique aqui e acesse o novo Código de Ética da Fonoaudiologia

ENADE

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova foi aplicada para os estudantes que estão concluindo o curso de Fonoaudiologia até julho de 2017 ou que tenham cumprido até 80% da carga-horária do curso até o final de agosto de 2016.

Além de Fonoaudiologia, a edição 2016 do Enade avaliou o conhecimento dos estudantes de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. O resultado do Enade é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior.

« Voltar