Fonoaudiólogos e cirurgiões dentistas realizam mutirão do Teste da Linguinha


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Os departamentos dos cursos de Fonoaudiologia e Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vão realizar um grande mutirão para realização do Teste da Linguinha. A ação, que integra as comemorações pelo Dia Mundial de Motricidade Orofacial, será realizada nas Clínicas Escola de Fonoaudiologia e de Odontologia da UFPE, próximo dia 17 de fevereiro, das 9h às 16h. 

O mutirão será destinado a qualquer pessoa que apresente alteração no frênulo da língua, popularmente conhecido como língua presa. “Vamos fazer a avaliação e, dependendo do caso, já vamos encaminhar para a realização do procedimento cirúrgico com os profissionais do curso de Odontologia”, comentou um dos coordenadores do evento, o fonoaudiólogo Hilton Justino.  

O Teste da Linguinha, preferencialmente voltado para crianças de 0 a 2 anos, é eficaz, rápido e não dói. Consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa. Primeiro, a profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo, pele que fica sob o órgão. Em seguida, observa e grava a amamentação da criança, para depois analisar os detalhes.

“Bebês com alteração no frênulo têm um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos. O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção”, explica a fonoaudióloga paulista Roberta Martinelli, autora do teste, que virou Lei.  

SERVIÇO

Mutirão de Realização do Teste da Linguinha

Data: 17 de fevereiro de 2016 (quarta-feira)

Horário: 9h às 16h

Local: Clínicas Escola de Fonoaudiologia e de Odontologia da UFPE

Contato: (81) 2126-7518.

« Voltar