Conselho de Fonoaudiologia promove campanha do Dia do Respirador Oral
Você respira pela boca? Se a resposta for positiva é bom você ficar de olho, pois seu caso necessita de um acompanhamento fonoaudiológico. Nesta sexta-feira (14 de agosto) é comemorado o Dia do Respirador Oral. A Campanha com o slogan “Como você Respira?” tem como objetivo promover a conscientização da população com ações voltadas à promoção e educação para a saúde com foco na respiração.
O Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (AL-BA-PB-PE-SE), com sede no Recife/PE, realizará nos cinco estados de sua Jurisdição a campanha do “Dia de Atenção à Respiração Oral”. Uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no adequado encaminhamento de problemas relacionados às alterações da Respiração.
Respirar pelo nariz é de fundamental importância para o crescimento e o desenvolvimento harmônico da face, bem como para a saúde geral do indivíduo. Normalmente, a respiração pela boca (oral) instala-se devido aos processos que atrapalham a passagem do ar pelo nariz, tais como hipertrofia de adenoide, amídalas, cornetos nasais, entre outros. Esses problemas podem levar a criança ou adulto a manter a postura da boca aberta e desencadear diversos prejuízos para o individuo.
O que a Respiração Oral pode provocar
– Alteração no sono
– Aspecto Cansado
– Face alongada com assimetrias e narinas estreitas
– Bochecha caída
– Alteração na posição dos dentes
– Olhos caídos
– Olheiras
– Boca entreaberta com lábios ressecados e flácidos
– Alterações na mastigação, deglutição e fala
– Alterações posturais
Qual o tratamento
O indivíduo que respira pela boca deve ser acompanhado por um fonoaudiólogo. Caso necessite, outros profissionais podem realizar tratamentos para diminuir ou eliminar as alterações já instaladas.
Clique aqui para baixar o folder do Dia do Respirador Oral produzido pelo CREFONO 4