CREFONO 4 realiza fórum para discutir alterações no Código de
O Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (CREFONO 4) discutiu, nos últimos dias 10 e 11 de junho, a atualização do Código de Ética da profissão. A intenção do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) é revisar a atual edição, de 2004, baseado e fundamentado no princípio da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos.
A reunião envolveu, além de conselheiros, fiscais e assessoria jurídica do CREFONO 4, representantes de algumas instituições de ensino superior deste Jurisdição – Universidade Católica de Pernambuco (fga. Conceição Silveira), Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas Governador Lamenha Filho (fga. Cristiane Soderini), Fundação de Ensino Superior de Olinda (fga. Sandra Maria Alencastro) e Universidade Federal da Paraíba (Giorvan Ânderson e Manuela Leitão).
De acordo com o presidente da Comissão de Ética do CREFONO 4, Rafael Taveira, o objetivo desse fórum é apresentar a minuta do novo código, na expectativa de ter contribuições e críticas. “Todas as opiniões serão bem vindas e ajudará a formularmos um código de ética mais democrático, não restringindo apenas ao GT essa responsabilidade”, comentou Taveira.
“Daí a intenção da participação de professores universitários, professores de ética, conselheiros, assessoria jurídica, fiscais abrangendo toda nossa região, a fim de que tenhamos uma reflexão da realidade da nossa profissão no que se refere aos direitos e deveres, ancorada, nos princípios da bioética, que o grande diferencial nesse novo código”, complementou o presidente da Comissão de Ètica.
Na avaliação de Conceição Silveira, representante da Unicap, a reunião foi bastante proveitosa, por ter uma pauta muito importante para a nossa profissão. “Atualizar o Código de Ética é extremamente necessário para que possamos continuar atuando seguindo normas e preceitos atuais”, finalizou a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco.
A versão atual do código de ética está disponível para download no site do CFFa clicando aqui.