Fonoaudiologia entre as melhores profissões nos EUA
O ranking anual do CareerCast.com, site norte-americano especializado em empregos, colocou o atuário no topo da lista de melhores profissões nos Estados Unidos em 2015. Em último lugar ficou o repórter de jornal. A lista tem no total 200 atividades profissionais.
O levantamento toma como base para eleger as melhores e piores profissões 5 critérios: demandas físicas, ambiente de trabalho, renda, estresse e perspectivas de contratação. Para compilar o ranking, a empresa usou principalmente dados do Centro de Estatísticas do Trabalho e de outras agências do governo norte-americano.
A profissão de atuário é avaliada como uma função com 25% de possibilidades de crescimento e média salarial anual de US$ 94 mil. Atuário é o profissional especializado em mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo, segundo definição do Instituto Brasileiro de Atuária.
Na sequência de melhores do ranking estão fonoaudiólogo, matemático e estatístico.
Na outra ponta da lista, a profissão de repórter de jornal impresso aparece com ganho anual de US$ 36 mil e perspectiva de queda de 13% ao ano. O estudo destaca que as perpectivas de baixos salários e as demissões na área “tem atomentado o setor nos últimos anos”.
Atrás dos repórteres estão as carreiras de lenhador, de militar alistado e cozinheiro.
VEJA A LISTA DAS MELHORES PROFISSÕES DE 2015
Atuário
Fonoaudiólogo
Matemático
Estatístico
Engenheiro biomédico
Cientista de dados
Higienista dental
Engenheiro de software
Terapeuta ocupacional
Analista de sistemas
VEJA A LISTA DAS PIORES PROFISSÕES DE 2015
Repórter de jornal
Lenhador
Militar alistado
Cozinheiro
Radiodifusor
Fotojornalista
Oficial de penitenciária
Taxista
Bombeiro
Carteiro