Fonoaudiologia será o tema do Globo Universidade


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Neste sábado (1º/6), o curso de Fonoaudiologia será o destaque do Globo Universidade deste sábado (1º/6). O programa semanal da Rede Globo vai analisar a profissão do ponto de vista de quem cuida e do ponto de vista de quem é cuidado. 

A repórter Lizandra Trindade visita a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e entrevista os alunos e professores que lidam com problemas da voz e distúrbios da fala. O programa explica os diferentes campos de atuação do profissional e conta histórias de jovens estudantes que já encaram a rotina de fonoaudiólogo dentro da universidade.

Na Unifesp, o curso tem quatro anos de duração. Durante os três primeiros, os alunos estudam assuntos gerais da área. Já no último ano, eles colocam em prática o que aprenderam em sala de aula e atuam como estagiários nos ambulatórios da universidade,  que oferece atendimentos gratuitos para a comunidade. “Inicialmente, os casos são discutidos. Depois temos uma supervisão para discutir o que tem sido feito e saber se o paciente apresentou melhora”, explica a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Silvana Bommarito.

A estudante Carina Fonseca é aluna do quarto ano de Fonoaudiologia e estagia na universidade. A experiência no ambulatório tem sido crucial para a sua formação. Carina atende uma paciente com um caso raro. “Ela tem ausência da língua, o que prejudica a fala e alimentação. Aqui atuamos nas duas áreas e fazemos exercícios para ajudar a paciente”, conta.  O programa acompanha também a rotina da aluna Roberta Almeida. 

Com uma motivação que veio de casa e um grande sonho de se tornar fonoaudióloga, a estudante também estagia no laboratório e atende uma criança com deficiência auditiva. “Temos um planejamento trimestral com os objetivos que pretendemos atingir com as consultas”, explica. Roberta tem um irmão com deficiência auditiva e conta que seu grande sonho sempre foi ajudar as pessoas a superar essas barreiras.

O programa também apresenta a pesquisa que tenta desvendar se os fones de ouvido realmente fazem mal à audição. A estudante Bruna Machado destaca a importância desse estudo e explica o que tem sido feito. “Selecionamos 80 voluntários que passam por diversos testes”. A pesquisa ainda está em desenvolvimento, mas a aluna destaca que já conseguiu identificar os fones que causam menos problema para o ouvido.

O PROGRAMA
Criado em 1999, o Globo Universidade tem como missão compartilhar experiências para somar conhecimento. Para que isso aconteça, estabelece uma relação de parceria permanente com o meio acadêmico. Por meio da realização de debates, seminários, publicações e apoio a pesquisas, o Globo Universidade contribui para a produção e divulgação científica, além da formação de futuros profissionais. Desde 2008, o Globo Universidade também está presente na grade de programação da Rede Globo: todos os sábados, às 7h, o programa exibe reportagens sobre as principais universidades do Brasil e do mundo. Em 2011, a atração passou a integrar o programa Globo Cidadania, que também conta com o Globo Ciência, Globo Educação, Globo Ecologia e Ação. 

Fonte: G1

« Voltar