Internamento de idosos cai 70%, diz Ministério da Saúde
Cerca de 1,2 milhão de usuários de planos de saúde aderiram ao Programa para Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças lançado há um ano pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Segundo balanço de monitoramento do Ministério da Saúde, um dos principais resultados da iniciativa foi a redução de 70,3% das internações de idosos no período. O programa implantado pelos planos de saúde estimula hábitos saudáveis e oferece prêmios e descontos nas mensalidades dos planos.
O balanço do ministério aponta que houve redução de 11,7% de fraturas em idosos com mais de 85 anos. A procura de atendimento em pronto-socorro diminuiu 18,8%. Outro dado que chamou a atenção foi o percentual de 14,9% da realização de mamografia na população entre 50 e 69 anos. A ANS afirma que a média é de 46% nessa faixa de idade na saúde suplementar.
O percentual de pacientes que perderam peso em oito meses chega a 62,2%, enquanto os que controlam a pressão arterial é de 92%, diz a agência. De acordo com o levantamento, o percentual de diabéticos controlados é de 63,4%, já os idosos que criaram novos vínculos sociais chega a 74%. As mulheres que amamentaram seus filhos até os seis meses somam 81,6% dos segurados.
?Essa é uma resolução da ANS que busca mudar a visão sobre a atenção à saúde, são planos de saúde e não de doenças. Em um ano de resolução aumentou em seis vezes o número de pessoas que participam de programas como esses de qualidade de vida e aumentou em seis vezes a quantidade de planos de saúde que ofereceram esses programas para os seus beneficiários?, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Saúde.
B