Campanha Dia de Prevenção e Combate à Surdez enfoca criança
Quase 100% dos casos têm cura quando diagnosticados no primeiro ano de vida. Congresso apresenta avanços: nova tecnologia permite implantar prótese em recém-nascidos
A Campanha Nacional da Audição volta suas atenções para a surdez infantil, um problema que atinge de 3 a 5 crianças em cada 1000 nascidas no País. Esse quadro se agrava quando o recém-nascido apresenta complicações neonatais e precisa de internação em UTI, onde de 2 a 4 em 100 crianças apresentam algum déficit auditivo. Apesar dos índices preocupantes, a solução está cada vez mais simples e acessível, através de exames preventivos ou ainda da avançada tecnologia dos aparelhos de amplificação sonora. As maiores dificuldades, porém, ainda são a desinformação e o preconceito.
Com o objetivo de mudar essa realidade, a Sociedade Brasileira de Otologia aproveita o dia 10 de novembro, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, para orientar a população sobre a importância da realização de testes como o do pezinho e da orelhinha em recém nascidos, e desmistificar o uso de aparelhos auditivos nas crianças com idade pré-escolar. “