Mesa finaliza protocolo de Distúrbios da Voz em Relação ao Trabalho
Local onde foi publicado: Conselho Federal de Fonoaudiologia
Data: 04/11/2011
Mesa anuncia finalização do Protocolo de Disturbios da Voz a Relacionado ao Trabalho
A finalização do protocolo de distúrbios da voz relacionada ao trabalho (DRVT), documento que inclui os distúrbios da voz passíveis de notificação, foi anunciada na mesa redonda sobre Saúde do Trabalhador, na manhã desta terça-feira (1/11). A notícia foi dada por uma das palestrantes, a fonoaudióloga Leslie Piccolloto.
A representante do Ministério da Saúde, Luciana Amorim, apresentou o texto do protocolo. O documento será colocado em consulta pública pela coordenadoria da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde e posteriormente divulgado. Para entrar em vigor, o documento, após publicação, terá que passar por algumas etapas para ser utilizado: divulgação na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhado (Renast) e na Rede Sentinela e realização de pilotos nos estados, por meio de capacitações.
Experiência
A fonoaudióloga Cláudia D”Oliveira, do Cerest/RJ, apresentou a experiência que o Rio de Janeiro, onde já existe uma recomendação do serviço estadual que permite notificações em casos de distúrbios de voz relacionados ao trabalho.
“Para convencer os gestores municipais de saúde a incluir o distúrbio como um agravante à saúde do trabalhador foi preciso enviar um documento às autoridades com justificativas técnicas”, conta. A justificativa foi aceita e, desde dezembro de 2008, todo o Estado do Rio de Janeiro passou a notificar a disfonia como doença ocupacional no âmbito do Sistema