Projeto assegura fonoaudiólogo em hospitais da rede pública da Bahia


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Local onde foi publicado: www.politicalivre.com.br
Data:
18/10/2011


Projeto assegura fonoaudiólogo em hospitais da rede pública de saúde


Projeto de lei apresentado pelo deputado Tom Araújo (DEM) assegura a presença de, pelo menos, um fonoaudiólogo em todos os hospitais da rede pública de saúde da Bahia.


De acordo com a proposição, o fonoaudiólogo atuará na prevenção, avaliação e tratamento fonoaudiológicos das alterações de linguagem, voz, audição, deglutição e motricidade orofacial, desde gestantes até idosos.


Na justificativa do projeto, Araújo explicou que a presença do fonoaudiólogo tem o objetivo de prevenir, evitar e minimizar complicações clínicas, favorecendo, assim, para que haja a alta hospitalar mais precocemente, diminuindo, portanto, gastos para o hospital e para o Estado. O deputado citou no documento os pacientes que podem ser beneficiados com a presença do fonoaudiólogo: recém-nascidos, pessoas com queimaduras de cabeça e pescoço e outros problemas nessas áreas, incluindo câncer. “Outras patologias da qual a fonoaudiologia se encarrega no âmbito hospitalar são: acidente vascular cerebral, doenças degenerativas, doenças neuromusculares, que são causas de distúrbios motores, respiratórios e de deglutição”, afirmou Tom, acrescentando: “Por isso, a atuação fonoaudiológica torna-se indispensável em conjunto a outros profissionais, para o pronto atendimento do paciente, agregando qualidade no atendimento”.

« Voltar