Maceió/AL: Conselho de Fonoaudiologia identifica mais uma tentativa de registro com documento falso e descobre exercício ilegal da profissão


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Getting your Trinity Audio player ready...

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) agiu outra vez com rigor para coibir mais um caso de exercício ilegal da profissão. Agora o episódio ocorreu em Alagoas e diz respeito à documentação falsa apresentada ao Conselho por Maria Wezeline dos Santos Lins para obtenção do número de inscrição.

No ato do requerimento para registro profissional, a mesma apresentou Certificado de Conclusão de Curso e Diploma falsos de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Paulista (UNIP). Assim que recebeu a documentação, o Setor de Registro do CREFONO 4 identificou alguns indícios de fraudes e, como de praxe, enviou a documentação para confirmação da própria entidade, que fez a verificação e constatou a irregularidade.

Além de não ter o registro de Fonoaudiologia, a instituição de ensino superior informou ainda que a solicitante cursou Enfermagem na instituição, mas não concluiu a graduação.

“A Assupero Ensino Superior Ltda, mantenedora da Universidade Paulista (UNIP), esclarece que foram localizados registros acadêmicos atribuídos a Sra. Maria Wezeline dos Santos Lins. Contudo, vinculados ao Curso de Enfermagem (não concluído). Assim, os documentos apresentados referentes à conclusão do Curso de Fonoaudiologia (Diploma e Certificado) não foram emitidos por esta Instituição de Ensino”, afirmou em nota.

ATENDIMENTO 

O Conselho descobriu que Maria Wezeline dos Santos Lins atendia como fonoaudióloga em uma Associação no bairro de Petrópolis, em Maceió, e estava aguardando o número de registro para ser oficializada fonoaudióloga do local e providenciar o seu carimbo.

Diante da descoberta, o Conselho deslocou até a Associação. O presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), fonoaudiólogo Thyago Roberto; a fonoaudióloga fiscal Rita de Cássia; o Assessor Jurídico Maxwell Morais; e o Assessor de Comunicação do Conselho, Maurício Júnior foram ao local e constataram as ilegalidades. Foram  lavrados pela fonoaudióloga Fiscal do Crefono 4, Rita Valença, um Auto de Infração contra a mulher e um Auto de Infração contra a instituição.

O Assessor Jurídico do Crefono 4, Maxwell Morais, que também participou da diligência, informou que o Conselho já protocolou uma ação no Ministério Público de Alagoas e apresentou uma queixa na Polícia Civil também de Alagoas.

O presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), fonoaudiólogo Thyago Roberto; e o Assessor de Comunicação do Conselho, Maurício Júnior, participaram do ato, que também envolveu os Setores de Coordenação Geral, Registro e Assessoria da Diretoria.

FISCALIZAÇÃO

A COF do atual Colegiado e o Departamento Jurídico não estão medindo esforços para coibir que pessoas exerçam a Fonoaudiologia de forma ilegal. O Crefono 4 “apertou o cerco” na averiguação das diversas denúncias que chegam ao Conselho. São casos de diploma falso, falsidade ideológica, registro de empresa irregular e até um homem se promovendo nas redes sociais como “Fonoaudiólogo e coach vocal”. Diante disso, o Crefono 4 tem agido de forma constante na fiscalização e na apreciação das denúncias. Além disso, tem protocolado várias ações no Ministério Público contra essas pessoas, algumas já alvo de investigação da Polícia Civil e Polícia Federal.

“Nunca se fiscalizou tanto com ações concretas como no atual Colegiado. Além de coibir de forma direta o exercício ilegal da profissão, estamos garantindo para sociedade que eles terão profissionais devidamente habilitados para o seu tratamento. Estamos atentos a todas as denúncias e a nossa fiscalização está nas ruas para combater essas irregularidades” comentou o presidente do Crefono 4, fonoaudiólogo Iure de França. “Parabenizamos todos os funcionários do Crefono 4, em especial o pessoal do Setor de Registro pela identificação de mais uma tentativa de fraude”, complementou Thyago Roberto, presidente da COF.

OUTROS CASOS

Clique AQUI  e confira a situação dos outros casos denunciados pelo Crefono 4

PROFISSIONAL LEGAL

Você pode conferir AQUI se o profissional da Fonoaudiologia que está realizando seu atendimento está inscrito e com registro ativo.

Faça sua denúncia clicando AQUI 

 

« Voltar