CREFONO pede detalhes de atividades realizada por fonos no poder público
A fiscalização do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (CREFONO 4) identificou que as atividades desempenhadas pelos fonoaudiólogos na Gerência de Educação Especial de Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Educação de Pernambuco, eram, predominantemente, burocráticas. Diante disso, solicitou informações sobre as reais atribuições dos fonoaudiólogos que atuam nessa gerência. Além do CREFONO 4, o encontro contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Psicologia e de Serviço Social.
A intenção do CREFONO 4 é que as especificações previstas no edital do concurso sejam cumpridas na Gerência de Educação Especial. %u201CJustificamos que as ações previstas para os fonoaudiólogos que trabalham como técnicos educacionais não eram somente administrativas, sendo necessário desenvolver atividades em sua área de atuação%u201D, explicou a fiscal Oilda da Silva.
A gerente geral de desenvolvimento de pessoas da Secretaria de Educação, Elizabeth Cavalcanti Jales, reconheceu e afirmou que vai reunir todos profissionais que atuam na função de Técnico Educacional na Secretaria, incluindo os fonoaudiólogos, para realizar a construção coletiva de um plano de ação elencando todas as atribuições desses profissionais. %u201CCada categoria dará suporte ao sistema educacional conforme a sua formação acadêmica%u201D, garantiu a gestora.
Os presidentes dos Conselhos presentes à reunião sugeriram, também, que essas recomendações fossem contempladas no edital para um próximo concurso. %u201C