Livro ajuda criança a lidar com problema que atinge várias pessoas: o autismo
Fonte: Jornal do Commercio – PE
Data: 25/08/2011
Livro ajuda criança a lidar com diferenças
Meu amigo especial será lançado sábado, no Paço Alfândega. A obra é destinada ao público infantil e trata de problema que atinge um milhão de pessoas no Brasil: o autismo
Era uma vez um menino chamado Miguel. Gostava do cheiro de pão assado, de perfume de alfazema, de roupa limpinha, das flores do campo. E também de sons de instrumentos e canções. Aos 8 anos não tinha aprendido a falar. Talvez, no mundo de Miguel, as palavras não fossem necessárias…
Assim narra Anna Paula Brito, no livro Meu amigo especial, literatura infantil que trata de inclusão e será lançada às 18h de sábado, no Recife, no hall do Paço Alfândega, durante o 9º Festival de Literatura do Recife. O dia também é dedicado ao psicólogo. A apresentação da obra integra ainda a programação da Semana da Pessoa com Deficiência.
Com 28 páginas ilustradas, Meu amigo especial estimula as crianças a pensarem sobre o que é ser diferente. Tudo começa com os questionamentos de Manu, personagem principal, que chega em casa contando uma novidade: a chegada de um menino especial na classe. Para explicar o que é ser especial, a mãe da menina conta a ela a história de Miguel.
A autora repassa aos pequenos a importância da diversidade. “A construção do que é ser especial se dá numa longa conversa entre mãe e filha. A mãe faz Manu entender que ser especial é ser diferente, mas que quando amamos e respeitamos o outro cabem todas as diferenças possíveis nesse mundo”, explica. “Quero contribuir para que as pessoas reflitam de forma mais poética e menos preconceituosa sobre o que é ser diferente”, completa.
Para escrever o livro, Anna Paula Brito usou mais do que sua experiência de psicóloga e professora de educação inclusiva na Universidade Federal Rural de Pernambuco.