Fumo passivo está relacionado à perda auditiva em jovens
Fonte: Veja
Data: 19/07/2011
Fumo passivo está relacionado à perda auditiva em jovens
Jovens expostos ao fumo passivo podem ter maiores riscos de perder a audição. Em um estudo publicado no Archives of Otolaryngology – Head & Neck Surgery, pesquisadores americanos mostraram que adolescentes de 12 a 19 anos expostos à fumaça do cigarro têm até 4% a mais de riscos de perda auditiva.
Para Anil Lalwani, um dos responsáveis pelo estudo, a descoberta é preocupante, uma vez que os jovens nessa idade já estão expostos a outros fatores de risco, como volume elevado de fones de ouvido e de festas. “Precisamos aumentar o foco nessa população de risco durante a adolescência”, diz.
O fumo passivo já vinha sendo relacionado a uma gama de problemas de saúde em crianças – de infecções respiratórias a problemas comportamentais. Mas não há ainda nenhuma prova conclusiva de que de fato o cigarro esteja na raiz desses problemas.
Testes – Foram analisados dados de um levantamento americano com cerca de 1.500 adolescentes entre 12 e 19 anos. Todos passaram por exames de audição nos dois ouvidos para ver se havia algum problema. Foram feitos também exames de sangue para checar os níveis de cotinina – substância resultante da quebra da nicotina no sangue.
Níveis muito altos de cotinina indicavam que o jovem era fumante, enquanto níveis baixos significam que, provavelmente, ele estava exposto ao fumo passivo. Jovens cujos níveis de cotinina indicavam a exposição ao fumo passivo se mostraram mais propícios a terem perda auditiva nas frequências mais baixas da fala humana. Cerca de 12% dos expostos tinham perda leve a severa em um ouvido, comparados a menos de 8% nas crianças não-expostas.
Surpresa – “