Aleitamento materno e saúde fonoaudiológica


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Fonte: Correio do Povo – RS
Data: 01/08/2011

Aleitamento materno e saúde fonoaudiológica

Na primeira semana de agosto, diversos países no mundo celebram a Semana Mundial da Amamentação. A data foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno com o objetivo de estimular o aleitamento materno. E a fonoaudiologia tem tudo a ver com isso. A Campanha do Conselho Federal e dos Regionais de Fonoaudiologia, com o slogan Bebê sarado mama no peito, tem o objetivo de alertar as futuras e atuais mães da importância do aleitamento materno nas funções de fala, respiração, mastigação e deglutição (ato de engolir).

Quer dizer que mamar no peito previne problemas de fala? Exatamente!

O aleitamento materno promove o desenvolvimento adequado do osso da mandíbula e, consequentemente, de uma articulação que pode nos dar dor de cabeça no futuro a articulação temporomandibular. O adequado desenvolvimento desta articulação e da mandíbula promoverá um futuro desenvolvimento mastigatório adequado, bem como das demais funções, como a fala.

O bebê quando mama no peito automaticamente respira pelo nariz, promovendo assim o crescimento ósseo das outras partes do rosto. A amamentação no peito é uma musculação natural para a boca e o rosto do bebê. Portanto, com uma língua sarada, a fala acontece de forma mais precisa.

« Voltar