CREFONO 4 alerta população quanto ao uso correto da voz


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Dia Mundial da Voz será comemorado no próximo sábado, 16 de abril.  Mas, as ações já iniciam a partir desta segunda-feira (11). O Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (PE, BA, AL, SE e PB) programou diversas atividades para orientar a população quanto ao uso correto da voz.


Ao todo, mais de 130 ações serão realizadas nos cinco estados que compõem a 4ª Região (Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe e Paraíba). Confira em anexo a relação das ações que serão realizadas no seu estado.


PE
BA
AL
SE
PB


A Campanha da Voz 2011 tem o apoio do IDE Cursos e da Oto Técnica Aparelhos Auditivos. Também colaboram os departamentos de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco e Fundação de Ensino Superior de Olinda (PE); Universidade Federal da Paraíba (PB); Universidade Federal de Sergipe (SE); Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (AL); e Universidade Federal da Bahia, Universidade do Estado da Bahia, União Metropolitana de Educação e Cultura (BA), Secretaria de Educação do Estado da Bahia e do Centro Universitário Jorge Amado (BA).


DIA
O Dia Mundial da Voz teve origem no Brasil, em 1999 e foi disseminado pelo mundo a partir de 2002. O objetivo da fixação do dia é o surgimento de debates sobre o tema, estabelecendo-se como metas a promoção de maior conscientização da população a respeito da importância dos cuidados com a saúde da voz humana e a informação e prevenção da população a respeito dos hábitos incorretos no uso das cordas vocais, que podem resultar em doenças como a laringite, o nódulo, a leucoplasia, os cistos e o câncer de laringe %u2013 a mais grave entre todas.


A voz é um dos mais importantes fenômenos da comunicação humana. Por meio dela manifestamos nossos pensamentos, intenções e emoções. Esse fenômeno é produzido pelas pregas vocais, dentro da laringe, sujeita a doenças que culminam em alterações da voz, como a rouquidão, cujo nome correto é disfonia.  As disfonias podem ter diversas causas como o tabagismo, o uso inadequado ou intenso da voz; exposição à poluição ambiental, dentre outras.


A relação do câncer de laringe com o tabagismo é alta e o principal sintoma é a mudança na qualidade da voz. Os dados do INCA (2010) apontam que o câncer de laringe representa 2% de todas as doenças malignas. Os sintomas das disfonias na população em geral no Brasil têm prevalência de 1,7%. Dentre as categorias profissionais mais acometidas por disfonias está a dos professores que têm merecido atenção das políticas públicas, mas ainda há muito a ser feito.


O maior levantamento epidemiológico do Brasil (2009) com professores das redes pública e privada de todas as capitais refere uma prevalência 3,7% de sintomas vocais nessa população que indicam que ser esta uma profissão de risco ocupacional.


O uso da voz é fundamental na profissão, na escola e nas interações sociais. Nós usamos nossas vozes todos os dias, no trabalho, com a família e amigos, para partilhar as nossas emoções e sentimentos. Com a voz, nos comunicamos e nos conectamos com todos ao nosso redor.


Este dia incentiva homens e mulheres, crianças, adultos e idosos, a observarem a saúde vocal e a manterem hábitos saudáveis de voz.  Ainda assim, é comum que as pessoas cometam abusos vocais, fumando, gritando, bebendo, ou mesmo, usando a voz profissionalmente sem qualquer cuidado ou técnica.


ORIENTA

« Voltar