No mês do São João, Crefono 4 apoia campanha Junho Laranja, pela prevenção de acidentes com queimaduras
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O mês de junho é muito aguardado no Nordeste por conta do São João. Porém, é preciso ter atenção para evitar acidentes com queimaduras, mais suscetíveis a ocorrerem neste período por conta da tradição dos fogos de artifícios. Por isso, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) apoia a campanha Junho Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), e que visa conscientizar a população sobre o tema.
Vale a pena reforçar que a atuação fonoaudiológica tem crescido muito nos últimos anos e pode ocorrer desde os primeiros dias de internamento hospitalar até a reabilitação ambulatorial. O fonoaudiólogo tem atuado no acompanhamento do processo cicatricial, em face e visando prevenir sequelas que podem prejudicar funções digestivas, respiratórias e visuais, além da mímica facial.
“A fonoterapia é primordial, desde o momento de atendimento na unidade de queimado, até a reabilitação e continuidade do tratamento, pela atribuição e habilitação para atuar nesse cenário”, destacou José Adorno, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).
Chefe do Setor de Queimados do Hospital da Restauração (PE), o doutor Marcos Barreto enfatiza a necessidade da importância da fonoaudiologia em todo o processo de recuperação.
“É essencial a inclusão do fonoaudiólogo dentro das equipes de cirurgias plásticas que trabalham com recuperação de queimados, na articulação da boca e outras nuances”.