Fonoaudióloga coordena Páscoa Inclusiva na Assembleia Legislativa de Pernambuco


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Getting your Trinity Audio player ready...

Na luta por uma maior inclusão social, a fonoaudióloga Eneida Virgínia coordenou a Páscoa Inclusiva – em alusão ao dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04) e ao Dia Nacional pela Luta da Educação Inclusiva (14/04).  A ação ocorreu no último dia 12 de abril, com atividades Fonoterápicas Inclusivas com pacientes que já se encontram em atendimento por ela no serviço ambulatorial da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe.

Na ação, 13 crianças participaram das atividades arte lúdico terapêuticas, incluindo também as que apresentam TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TEA em graus variados. Dentre o grupo, esteve presente o pré-adolescente Tiago Cândido, autista de 14 anos, que atuou como assistente e ficou muito feliz com o convite.

A finalidade pioneira do movimento Fonoterápico Inclusivo era incluir os Autistas em atendimento coletivo com as demais crianças, com e sem necessidades especiais, de onde de fato se vivencia a inclusão em toda sua magnitude. À Fonoterapia foram associadas atividades de Psicomotricidade Clínica e relacional; estímulos das funções executivas, exercícios de Audiologia Clínica e Fonoaudiologia Educacional, promovendo a integração das diversas especialidades Fonoaudiolológicas.

Os pacientes ainda levaram de brinde um mini coelho de gesso para pintarem em casa, além de todo material terapêutico que foi utilizado durante o evento. O encontro foi finalizado com lanche coletivo.

“Foi uma experiência rica e inovadora. Atividades como essas ultrapassam o setting terapêutico, propiciam fortalecimento de vínculos afetivos e suporte familiar. As famílias percebem-se realmente envolvidas, veem que existem outros lares com dificuldades semelhantes e se solidarizam. Perceber que não está só na luta pelo seu filho as encoraja a seguir. Vivenciar a inclusão é transpor as barreiras da acessibilidade, para favorecer a possibilidade de se conviver efetivamente com a diversidade”, destacou a Fonoaudióloga  Eneida Virgínia, que destacou o apoio da psicóloga Rita Brito e toda a gestão da Alepe.

A Fonoaudióloga agradece a oportunidade à nova gestão, representada pelo Presidente desta Casa Legislativa, Exmo Sr Álvaro Porto; o primeiro Secretário, Deputado Gustavo Gouveia; o Superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional, Dr Wildy Ferreira; e seus Assessores, Dra Patrícia Amélia e Dr Ernani Paiva, por apoiarem a causa da inclusão.

« Voltar