Congresso reúne profissionais de todo Brasil


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado em Curitiba, entre os dias 22 e 24 de setembro foi um sucesso. Durante três dias, representantes de todos os estados do Brasil discutiram a crescente responsabilidade do fonoaudiólogo na saúde brasileira e os avanços científicos.


A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia premiou três trabalhos apresentados por fonoaudiólogos da 4ª Região, a fga. Eugenia Herminia e equipe, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) conquistaram o prêmio de Menção Honrosa com o artigo O Efeito da Idade sobre a Freqüência Fundamental da Voz Na Baixa Estatura com Deficiência do Hormônio Do Crescimento (DGH).


 O fgo. Danniel Sann Dias da Silva, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), e equipe receberam a premiação com o artigo Caracterização Fenotípica de Homozigotos para a Mutação 35delg do Sertão da Bahia/Brasil. As fonoaudiólogas Sílvia Amoedo Reis e Silvia Ferrite, ambas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), também foram premiadas com o trabalho intitulado Nível Socioeconômico e Saúde Auditiva em Lactentes: Indicadores de Risco e Proporção de Falha na Triagem Auditiva Neonatal.


O conselheiro Giorvan Anderson, da Universidade Federal da Paraíba, representou o CREFONO 4 na mesa de debates sobre Políticas Públicas e demonstrou a necessidade dos profissionais conquistarem a inserção da Fonoaudiologia nas Políticas Públicas de Educação e Saúde.


O 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e o 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia serão realizados entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro de 2011, em São Paulo, com o tema %u201CComunicação como um direto de todos.%u201D


A Revista Fono 4 solicitou que alguns profissionais da 4ª Região enviassem seus comentários a respeito de alguns temas discutidos no congresso.


VOZ


Profa. Dra. Anna Alice Figueirêdo de Almeida
Prof. Ms. Leonardo Wanderley Lopes
Universidade Federal da Paraíba %u2013 UFPB


Na área de voz, 19 trabalhos concorreram a prêmio e sete receberam Menção Honrosa com destaque para a pesquisa da 4ª Região desenvolvida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a UNIFESP no artigo intitulado O Efeito da Idade sobre a Freqüência Fundamental da Voz Na Baixa Estatura com Deficiência Do Hormônio Do Crescimento, da fga. Eugenia Herminia e equipe, que conquistou o prêmio de Menção Honrosa. O Departamento de Voz elegeu à PUC o prêmio de Melhor Campanha da Voz 2010 e conferiu a fga. Dra. Rosiane Yamasaki o Destaque em Voz 2010. Este ano, podemos destacar algumas temáticas e tendências, como os estudos relacionando voz e emoção, entre eles, a tese da fga. Drª Gisele Oliveira, também uma das vencedoras do prêmio %u201CExcelência em Fonoaudiologia%u201D. Um destaque também para o trabalho da fga. Miriam Moraes sobre o perfil de extensão vocal e perfil de extensão de fala, viabilizando uma nova estratégia de avaliação tanto para sujeitos disfônicos ou profissionais da voz. Os exercícios de trato vocal semi-ocluídos foram abordados em diversas mesas e temas livres, entre eles o método dos tubos finlandeses. Já se percebe um aumento dos estudos com resultado de intervenções, considerando a prática baseada em evidências.


SA

« Voltar