III Encontro de Pessoas que Gaguejam acontece em Vila Velha/ES
O cantor e vencedor do Programa Ídolos, da Rede Record, Saulo Roston, será a principal estrela do III Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam. Neste ano, o evento, promovido pela Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), será realizado na Faculdade Novo Milênio, no Espírito Santo, no próximo dia 23 de outubro. A inscrição é de graça e já pode ser feita no site da Abra Gagueira (www.abragagueira.com.br).
Em 2009, Saulo Roston surpreendeu o Brasil ao participar e conquistar de forma brilhante o programa Ídolos, destinado a jovens que sonham em seguir a carreira musical. Apesar de conviver com a gagueira desde a infância, ele demonstrou persistência e focou toda a atenção no seu potencial, não depositando na gagueira uma possível desculpa para um fracasso. No encontro, ele dará um depoimento contando um pouco da sua história e das dificuldades encontradas durante a participação no reality show da Record.
Com o tema “Pessoas que Gaguejam – Inspirem-se”, o evento contará com palestras de profissionais, diversos depoimentos, discussões sobre os conceitos atuais da gagueira, questões sobre gagueira infantil, diferentes abordagens da terapia do adulto, o uso do SpeechEasy e ainda um show musical ao fim do encontro.
A atual presidente da Associação, fga. Eliane Regina Carrasco, está bastante animada com a realização de mais um encontro. “Nosso objetivo é discutir cada vez mais a temática gagueira sob um ponto de vista atualizado. Vamos abordar a etiologia e os conceitos atuais, os diferentes tratamentos para gagueira na infância e na fase adulta como a utilização da Programação Neuro-linguística, e a questão da tecnologia para fluência da fala”, explicou.
Ainda segundo Carrasco, o momento mais esperado do encontro serão os depoimentos dos participantes que coordenam os grupos de apoio para pessoas que gaguejam pelo Brasil, um dos principais projetos desenvolvidos pela Abra Gagueira desde a sua fundação. “O crescimento dos grupos tem ajudado diversas pessoas que convivem diariamente com o problema. Queremos mostrar como eles atuam e incentivar a criação de mais grupos pelo Brasil. Atualmente, contamos com 13 grupos espalhados por todas as regiões do Brasil”, vibra a presidente da Abra Gagueira.
Os grupos de apoio da Abra Gagueira são reuniões para pessoas que gaguejam.