Crefono 4 participa de Capacitação da Comissão de Tomada de Contas (CTC) em Brasília


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A participação do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) na Capacitação da Comissão de Tomada de Contas (CTC) do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia foi bastante proveitosa. O evento foi realizado sexta e sábado (15 e 16 de julho), no hotel Windsor Plaza, em Brasília. O Crefono 4 foi representado pelo presidente, Fgo. Cleiton Miguel (CRFa 4-8767); pelo tesoureiro, Fgo. Eduardo Accioly (CRFa 4-10014), e pela presidente da Comissão de Tomada de Contas, Johane Medeiros (CRFa 4-9411).

No encontro, foram abordados, entre outros temas, a evolução das auditorias externas e a fiscalização do legislativo através do TCU, responsabilidade dos conselheiros, orçamento e contabilidade pública à luz do manual de contabilidade aplicada ao setor público, além da capacitação da CTC e diretores tesoureiros.

“A participação da 4ª Região foi muito intensa. Falamos das mudanças que temos feito em nível de tomada de contas, de financeiro. A gente trouxe a discussão de gestão e a forma como a gente tem tratado a fiscalização. Vamos nos juntar para eles construírem o próprio orçamento e monitorar estrategicamente. Foi discutido sobre o erro histórico sobre o mínimo aplicado na fiscalização, inclusive olhando a resolução e vendo que tem o propósito da fiscalização, mas que toda atividade finalística está incluída nesse percentual. E aí todos os Regionais gastam bem mais do que esse mínimo de 20% com fiscalização e não sabiam”, explicou o tesoureiro do Crefono 4, Eduardo Accioly.

Outro ponto da capacitação foi a definição que o Crefono 4 vai ser o primeiro contemplado na auditoria presencial da Tomada de Contas do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). A ação deve acontecer até o fim deste mês. “Foi mais um ganho da nossa Regional, uma articulação do nosso presidente (Cleiton Miguel) junto com a presidente do Conselho Federal (Fga. Andrea Cintra (CRFa 2- 5766). Essa capacitação proporcionou uma grande interação e voltamos com muito conhecimento na bagagem”, finalizou Accioly.

« Voltar