Crefono 4 denuncia ao MPBA exclusão de Fonoaudiólogos autônomos em vacinação


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) formalizou, na última quarta-feira (07/04), uma denúncia junto ao Ministério Público da Bahia (MPBA) contra a Secretaria de Saúde de Salvador/BA. No protocolo, de número PR-BA-00025226/2021, o Regional questiona a exclusão de profissionais autônomos da Fonoaudiologia na campanha de vacinação contra a Covid-19.

A denúncia questiona que a categoria possui relevância em um alto grau de complexidade e atuação na pandemia da Covid-19 e pede explicação à Secretaria de Saúde de Salvador sobre a exclusão. No pleito, o Crefono 4 solicita que os fonoaudiólogos autônomos ativos sejam integrados ao plano de vacinação vigente na cidade após o cumprimento do percentual de vacinação dos profissionais que estão atuando na linha de frente.

A defesa do Crefono 4 por essa inclusão não é recente. Desde que o processo de imunização foi iniciado na capital baiana, o Conselho ingressou no Comitê de Acompanhamento da Covid-19 e da Vacinação, no Conselho Municipal de Salvador, representado pela Fga. Leila Mazarakis, e manteve o tema no espaço de discussão, sempre colocando em pauta a situação dos fonoaudiólogos autônomos e sem vínculos institucionais.

Além dessa participação, o Crefono 4 manteve diálogo com a secretaria, mas não obteve êxito na solicitação até então. “Não vamos desistir. Nosso intuito é de que seja assegurado aos autônomos o acesso às vacinas ainda na conclusão da vacinação do segmento trabalhadores da saúde”, finalizou esperançoso o vice-presidente do Crefono 4, Daniel Vaz.

Clique aqui e confira o ofício na íntegra

Foto: Bruno Concha/Prefeitura de Salvador

« Voltar