Fonoaudióloga da 4ª Região alcança progressão para professora titular com defesa de memorial acadêmico
Após defesa realizada no último dia 16 de julho, a Fonoaudióloga de Alagoas, Cristiane Soderini, alcançou a progressão para professora titular de carreira do magistério superior dos docentes, na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O memorial acadêmico é uma apresentação geral e detalhada da trajetória acadêmica de um professor, desde o início de seus estudos à sua atuação profissional nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Na Uncisal, a fonoaudióloga Cristiane Soderini teve de apresentar seus trabalhos nos nove anos de carreira na docência como professora adjunta. Ainda foi preciso comprovar as atividades de pesquisa, extensão, gestão e ensino para obter a aprovação.
“É um reconhecimento pela minha trajetória que foi construída com muito esforço, prazer e amor. Mas isso não significa o ponto de chegada, como alguns professores acham. Para mim, é um ponto de partida porque ainda sou jovem e quero construir, desenvolver projetos na universidade e fomentar parcerias institucionais. Além disso, para a instituição, é importante ter um professor titular que tem compromisso de buscar excelência na assistência à sociedade”, ressaltou Cristiane Soderini.
Histórico
Alcançar a progressão para professor titular é uma honraria conquistada por alguns fonoaudiólogos. Na nossa região, além de Cristiane Soderini, já alcançaram esse nível acadêmico por progressão, os fonoaudiólogos Pedro de Lemos Menezes e Heloísa Bandini, da Uncisal; e, recentemente, o fonoaudiólogo Leonardo Lopes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atingiu esse nível máximo por meio de concurso público.