FCFAS divulga carta aberta sobre educação superior em EAD
Foto: reprodução da internet
O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde divulgou uma carta aberta manifestando-se contra a graduação das áreas de saúde a distância. No documento, o órgão ressaltou não acreditar ser possível desenvolver o lado humano do cuidado em saúde sem o contato direto com o paciente/usuário. A questão da graduação em EAD nas áreas de saúde têm sido tema de frequentes debates. No último mês de julho, a vice-presidente do Crefono 4, Silvia Benevides, participou de um fórum realizado na Bahia, que abordou a temática. Leia abaixo a carta aberta dos Conselhos Federais da Área da Saúde:
SAÚDE DE QUALIDADE SÓ COM FORMAÇÃO PRESENCIAL
DIZEMOS NÃO À FORMAÇÃO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE
O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), representante das 14 profissões, vem a público manifestar-se contra a modalidade de ensino a distância na saúde.
Os Conselhos Profissionais da Saúde não são contra a incorporação das novas tecnologias na educação, desde que contribuam com a qualidade da formação, o que não é o caso do ensino a distância.
A formação em saúde está centrada no cuidado ao ser humano, cujas peculiaridades, HABILIDADES e competências exigem a formação presencial, para que as ações dos profissionais não coloquem em risco a saúde da população. A prática dos cuidados é a base das profissões da saúde.
Não acreditamos que seja possível desenvolver o lado humano do cuidado em saúde sem o contato direto com o paciente/usuário.
A qualidade do ensino deve ser uma prioridade para o Governo Federal/MEC, profissionais e, sobretudo, para a sociedade.