Capacitação em Teste da Linguinha chega ao fim com 331 participantes
Um sucesso. Esse foi o resumo da I Capacitação em Teste da Linguinha, organizada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (Crefono 4) e o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), na última terça (20) e quarta-feira (21), na Universidade Católica de Pernambuco.
Durante dois dias, 331 pessoas – entre fonoaudiólogos e cirurgiões-dentistas – participaram de um treinamento sobre o Teste da Linguinha, com a renomada Fga. Roberta Martinelli – autora do Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual.
A palestrante classificou o momento como um marco para o Teste da Linguinha. “É a primeira vez que dois Conselhos se unem para falar sobre o assunto. Eu espero que isso sirva de exemplo para as outras regiões”, disse. Coincidentemente, a abertura da Capacitação foi na mesma data em que se comemora o Dia do Teste da Linguinha, 20 de junho, uma referência à data da sanção da lei pela Presidência da República, em 2014.
Ainda de acordo com Roberta Martinelli, não é mais possível visualizar o Teste da Linguinha sem a união dos dois profissionais: fonoaudiólogos e cirurgiões-dentistas. “É superimportante essa junção, já que a Fonoaudiologia faz o diagnóstico e a Odontologia, o tratamento. Mas, para isso, as pessoas precisam se capacitar, e foi isso que aconteceu aqui no Recife nesses dois dias”, complementou.
Os presidentes do Crefono 4 e CRO-PE, Juliana Fraga e Alfredo Gaspar Júnior, respectivamente, também enalteceram a realização do evento. “Nosso objetivo, enquanto conselho de classe, também é contribuir para a atualização e formação dos nossos profissionais”, argumentou Juliana Fraga.
“O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco vem, há alguns anos, desenvolvendo esse trabalho pontual de formação junto aos profissionais em meio à realização de Caravanas e Ciclos de Atualização. No entanto, esta parceria inicia um ciclo de auxílio e benefício mútuo entre Autarquias, o que fortalece cada vez mais as áreas envolvidas. Isto é algo a se comemorar bastante”, comentou Alfredo Gaspar Júnior.
AÇÃO SOCIAL
A Capacitação também teve um cunho social. Cada um dos participantes doou dois quilos de alimentos. O total arrecadado foi de quase 700 quilos de alimentos, que foram doados para o Abrigo Cristo Redentor, em Jaboatão dos Guararapes; e à Associação Pernambucana dos Pacientes com Leucemia (APPL), no Recife.
SORTEIO DE BRINDES
Durante o segundo e último dia da Capacitação, dez sorteios de brindes enviados pela Qualicorp, Oral B e a Central de Cursos de Saúde foram realizados entre os participantes.