Aberta inscrição para VII Encontro Pernambucano de Atenção à Gagueira
Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Encontro Pernambucano de Atenção à Gagueira, que será realizado próximo dia 26 de outubro, no Anfiteatro do Bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser realizadas clicando aqui. Este ano, o evento será organizado pelos departamentos de Fonoaudiologia da Unicap, UFPE e Funeso e contará com o apoio do CREFONO 4 e da Abra Gagueira.
A palestra magna do evento será com a Fonoaudióloga Débora Vasconcelos, da Universidade Federal da Paraíba. A profissional abordará “A Gagueira e sua terapêutica”. Graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Débora Vasconcelos é Mestre e Doutoranda em Linguística pela UFPB, com trabalho de pesquisa direcionado ao processo linguístico das pessoas que gaguejam. Diretora Educacional Assistente do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) e coordenadora executiva do Movimento Fluência no Brasil. É professora do curso de Fonoaudiologia da UFPB e coordenadora do Projeto de Extensão – Serviço de Assistência Fonoaudiológica Para Pessoas com Distúrbios da Fluência (Flua).
O encerramento do VII Encontro, em comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira, será com duas dramatizações formadas pelos integrantes dos Grupos de Pessoas que Gaguejam da Unicap – uma infantil e uma de adulto. Os presentes também vão assistir a depoimentos de pessoas que gaguejam.
SERVIÇO
VII Encontro Pernambucano de Atenção à Gagueira
Quarta-feira (26 de outubro de 2016)
Local: Unicap (Anfiteatro do Bloco G4)
Horário: 17h30 às 20h30
Inscrição: Gratuita aqui
GAGUEIRA
De acordo com o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira é de 5%, ou seja, cerca de 10 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. Este número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, cerca de 2 milhões de brasileiros gaguejam de forma crônica (há anos ou décadas). Este número é maior do que a população de Manaus ou Curitiba.
DIAG
O Dia Internacional de Atenção à Gagueira foi criado em 1998, pela Internacional Fluency Association (IFA) e pela International Stuttering Association (ISA). Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral por meio da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), além do IBF. O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fluência de Fala (NEPFF) também desenvolve, desde 2008, atividades no DIAG.