Artigo reforça atuação da Fonoaudiologia na Neuropsicologia
Revista da PUC/SP publicou artigo científico que reforça o consenso de fonoaudiólogos brasileiro quanto à inclusão de Neuropsicologia como mais uma especialidade da Fonoaudiologia. Para ler a íntegra do documento, produzido por alguns fonoaudiólogos, clique aqui. Em 2015, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) publicou a Resolução CFFa nº 466, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas ao profissional Fonoaudiólogo Especialista em Neuropsicologia, e dá outras providências.
No texto, os autores afirmam que a Neuropsicologia está circunscrito à relação entre funções neuropsicológicas e aspectos fonoaudiológicos, em especial, à avaliação, prevenção e reabilitação dos transtornos cognitivo-comunicativos.
“O histórico de participação do fonoaudiólogo na área e a necessidade dessa participação em termos de saúde coletiva são evidentes. A relação entre Neuropsicologia e Fonoaudiologia é recíproca; os conhecimentos de uma e outra se complementam e podem ser usados para melhor compreender processos de desenvolvimento”, destaca um dos trechos do artigo.
O texto finaliza reconhecendo que a atuação fonoaudiológica na área da Neuropsicologia produzirá maior investimento no desenvolvimento de práticas profissionais compatíveis com o alto desempenho em avaliação e intervenção neuropsicológicas para a saúde da comunicação em nosso País.