Associação Brasileira de Sono e UFPE realizam Semana do Sono


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A Associação Brasileira do Sono (ABS), por meio da Comissão de Fonoaudiologia do Departamento Respiratório da ABS e colaboração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizaram diversas ações para comemorar a Semana do Sono em Pernambuco,no Recife/PE, entre os dias 14 e 19 de março.

No Recife, uma grande ação na orla da praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, encerrou as comemorações da campanha. A atividade integrou a um conjunto de ações desenvolvidas pela ABS em todo o território nacional. Este ano, a campanha que teve como slogan “Dormir bem é um sonho possível” teve o objetivo de aumentar o conhecimento da população sobre os inúmeros problemas de sono que acometem toda a população e são frequentemente negligenciados ou simplesmente desconhecidos. Clique aqui para ler mais

Durante toda a manhã, fonoaudiólogos e estudantes de graduação de Fonoaudiologia orientaram a população sobre a importância do sono. Na ocasião, foram distribuídas cartilhas e “botons”, realizados questionários sobre a qualidade do sono e conhecimento da população sobre distúrbios do sono.

De acordo com a coordenadora local da ação, a fonoaudióloga Dra. Luciana Studart, os distúrbios do sono são bastante frequentes podendo estar presentes em crianças, jovens e adultos. Insônia, ronco e apneia obstrutiva do sono são alguns exemplos dessas alterações que comprometem a qualidade do sono e podem trazer sérias repercussões à saúde geral do indivíduo. Ela destaca que o médico é o profissional de excelência para o diagnóstico e direcionamento do tratamento dos distúrbios do sono. Alguns dos problemas do sono demandam enfoque multiprofissional, com necessidade de maior atenção à musculatura orofacial e orofaríngea, com a atuação da Fonoaudiologia nessa área.

A coordenadora da Comissão de Fonoaudiologia do Departamento Respiratório da ABS, Dra. Esther Bianchini, também ressalta a importância da inclusão de profissionais fonoaudiólogos em instituição multidisciplinar como a ABS, e lembra que os fonoaudiólogos interessados podem se tornar membros da ABS. A participação na ABS possibilita o intercâmbio de informações interdisciplinares, vez que nosso trabalho constitui-se em uma alternativa de tratamento para os problemas do Sono, quando indicado.

« Voltar