Fonoaudiólogos nomeados começam a trabalhar nesta segunda-feira (21)


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

No último dia 3 de março, foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco a nomeação de 2.560 profissionais da área de saúde. Dentre eles, uma lista com 42 fonoaudiólogos que serão lotados em duas Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado – Recife (40) e Caruaru (2). A boa notícia é que grande parte desses profissionais já tomaram posse e iniciaram suas atividades, no regime de trabalho 12×60 horas, nesta segunda-feira (21). Dos 40 fonoaudiólogos que atuarão no Recife, 30 serão lotados no Barão de Lucena e dez no Hospital Agamenon Magalhães. Dois irão para Caruaru.

A convocação por parte da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES) é considerada como a maior contratação entre os estados da nossa Jurisdição. “O CREFONO 4 esteve sempre presente acompanhando esse processo juntamente com os demais conselhos e sindicatos dos profissionais de saúde. Foi uma grande conquista”, destacou a fiscal Oilda Silva, que ao lado da também fiscal Rita Valença representaram o CREFONO 4 em várias reuniões do Fórum Pernambucano de Saúde em prol dessa conquista.

O resultado é fruto da mobilização de todos. A partir de maio de 2015, foram realizados encontros com a Secretaria de Saúde, expediente na ALEPE com o presidente da comissão de saúde, porém a situação dos aprovados continuava indefinida e sem nenhuma previsão de convocação. Apesar de reconhecer o déficit de profissionais no dia a dia e nos plantões extras, o departamento de Recursos Humanos da SES informou naquela oportunidade não haver previsão para contratação de nenhum aprovado no certame.

Diante daquela situação, os Conselhos e Sindicatos dos profissionais de saúde de Pernambuco decidiram entrar com uma ação junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). “Achei que esse atual Colegiado ficou mais próximo dos aprovados, mais disponível para uma conversa, para nos receber e tentar de alguma forma fazer essa mediação entre os fonoaudiólogos e a Secretaria de Saúde do Estado e do Município. Todas as vezes que procurei o Conselho de Fonoaudiologia fomos muito bem recebidos”, comentou uma das aprovadas no certame, Juliana Falcão, que atuará no Recife.

“A convocação de todos os Fonoaudiólogos aprovados no último concurso da SES foi uma grande alegria para mim e para colegas da profissão, também foi uma vitória de uma batalha dura e incansável de todos que participaram dos fóruns de discussão, fonoaudiólogos e representantes do Conselho, que se empenharam para mostrar a importância e necessidade da Fonoaudiologia nos Hospitais do Estado”, destacou Aluisia Guerra, aprovada para a Geres de Caruaru.

“A situação de saúde no Estado é grave, ambulatórios superlotados, lista de espera para o atendimento fonoaudiológico, em todas as idades da população e em especial pelos altos índices de bebês com microcefalia. O Fonoaudiólogo é um dos profissionais que faz a diferença para o desenvolvimento desses bebês e na reabilitação de crianças, adultos e idosos, na atenção e assistência da comunicação e bem-estar. Em conversa com algumas colegas da profissão convocadas, posso dizer que todos estão ansiosos e comprometidos em realizar o melhor do que sabemos fazer”, finalizou Aluísia Guerra

RECIFE

CARUARU

« Voltar