Fonoaudiólogo realiza ação em atenção à Disfagia em Aracaju
Deglutir com segurança e eficácia é de fundamental importância para a manutenção das condições biológicas sociais e emocionais de qualquer indivíduo. O distúrbio da deglutição é denominado disfagia. A disfagia pode aparecer ao engolir diferentes tipos de alimentos, água ou saliva, podendo comprometer uma ou várias etapas do trajeto do alimento da boca até o estômago. A estimativa da OMS é que entre 16% e 22% da população apresente algum problema na deglutição. E o mais preocupante: poucos procuram acompanhamento especializado. Tal fato pode levar uma pessoa a comprometimentos nutricionais, desidratação e risco de pneumonia aspirativa, podendo levar a morte.
Crianças, adultos e idosos podem ter sintomas de disfagia. Prematuridade em bebês, doenças neurológicas (AVCs, TCEs), Parkinson e demências), traumatismos cranioencefalicos, câncer de cabeça e pescoço e outras doenças podem causar distúrbios na deglutição. Pensando em orientar a população, o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) realizará, na próxima terça-feira (22), uma atividade informativa no auditório do CEMAR Siqueira Campos. O objetivo da ação é esclarecer os usuários e acompanhantes sobre a disfagia e promover a saúde.
A atividade será realizada pelo fonoaudiólogo Arthur Marcelino (fonoaudiólogo responsável do CEMCA – SMS) e conta com o apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4° região (CREFONO 4), Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) e Pré-comissão do Sindicato de Fonoaudiologia do Estado de Sergipe (SINFONSER).