Conselho Federal de Fonoaudiologia publica novo Código de


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O CFFa publicou, durante o V Encontro Nacional de Fiscalização do Sistema de Conselhos, realizado em Brasília, o novo Código de Ética que disciplina a atuação da Fonoaudiologia. A última edição do documento datava de 2004.

Clique aqui e baixe o novo código de ética

Entre as invocações, o novo Código de Ética trata de temas modernos da sociedade como o respeito ao ecossistema e o relacionamento com as redes sociais. Outro ponto em destaque é a definição do campo das auditorias e perícias fonoaudiológicas. “Foram anos de trabalho que se concretizam em um documento atual e condizente com as novas práticas de saúde, de relacionamentos e tecnologias”, pontuou a presidente do CFFa, Bianca Queiroga.

“Chegou o dia tão esperado, o dia do lançamento do novo Código de Ética da Fonoaudiologia no qual tive o prazer de participar e contribuir na sua construção representando o CREFONO 4. Foram inúmeras reuniões e etapas vencidas! Agora o fonoaudiólogo tem em mãos um documento atualizado e que com certeza vai contribuir para o crescimento da nossa profissão”, disse o conselheiro do CREFONO 4, Rafael Taveira, de Aracaju/SE.

A fiscal do CREFONO 4, Oilda Silva foi a representante das fiscais do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia na solenidade de lançamento do novo Código de Ética da profissão.

HISTÓRICO
Esta é a quarta edição do Código de Ética da Fonoaudiologia, elaborada por um grupo de trabalho composto de membros do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, norteada pela Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO (DUBDH), que comporta quinze princípios e resgata a necessidade de contemplar a sobrevivência do planeta como um todo. Essa declaração caracteriza-se, também, pela defesa aos vulneráveis e pelo respeito ao pluralismo, tão necessários a países como o Brasil, onde a diversidade cultural, social e econômica promove injustiças.

 

« Voltar