CREFONO 4 e Crefito da Bahia discutem Microcefalia com Sesab
Representantes do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (CREFONO 4) e do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional 7 (Crefito 7) participaram, nesta semana, na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de mais uma reunião para discutir estratégias de enfrentamento da microcefalia. No encontro, as três instituições discutiram a capacitação dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) na atenção a crianças com Microcefalia.
A vice-presidente do CREFONO 4, fga. Silvia Benevides, representou os fonoaudiólogos na reunião. “O sub-secretário da Sesab solicitou a elaboração de um plano logístico para realização de uma capacitação a todos os profissionais que hoje integram o Nasf da Bahia. Vamos apresentar o cronograma, ementa e aguardar uma posição da Sesab”, explicou a fonoaudióloga, que avaliou como positiva o encontro. “Foi uma reunião bastante proveitosa.” As fonoaudiólogas Mayra Mota, Nilma Lima dos Santos e Lia Bernadete também vêm participando dos encontros.
PRÓXIMA ETAPA
Além da definição do curso, CREFONO 4, Crefito 7 e Sesab agendaram uma segunda reunião para o próximo dia 25 de fevereiro, na sede do Conselho de Fisioterapia em Salvador. A ideia desse segundo encontro é discutir o déficit de profissionais fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, além de criar estratégias para a resolução dos problemas em decorrência dos casos de microcefalia.
“A proposta do GT também será discutir a possibilidade de aumentar a quantidade desses profissionais no Nasf. Em Salvador, por exemplo, não existe nenhum fonoaudiólogo integrando alguma equipe. A microcefalia está, mais uma vez, revelando a desassistência da população em relação à Fonoaudiologia. Além do curso, queremos discutir a possibilidade de trazer mais profissionais da rede”, finalizou Silvia Benevides.