Ivete Sangalo e Fonoaudiologia: uma relação de sucesso
Durante o Carnaval de 2015, a cantora Ivete Sangalo aproveitou o intervalo entre uma música e outra do circuito Barra/Ondina, em Salvador/BA, e prestou uma linda homenagem à sua fonoaudióloga, Janaina Pimenta. Naquela oportunidade, a cantora fez questão enaltecer o trabalho fonoaudiológico que vem realizando há 18 anos com a profissional e como a Fonoaudiologia tem ajudado a sua voz, seu grande e principal instrumento de trabalho.
Emocionada, Ivete Sangalo não poupou palavras ao falar da sua relação com Janaína Pimenta. “Nesses 20 anos de carreira, obviamente, o grande prazer que eu tive foi de cantar para as pessoas. E praticamente durante todo esse tempo, em pelo menos 18 anos, essa pessoa me acompanha. Além de ser uma grande profissional, começou comigo praticamente, ela é uma pesquisadora. Então, queria aproveitar esse momento e fazer valer uma homenagem a uma grande profissional e amiga querida. Eu estou falando de Janaina Pimenta, a minha fonoaudióloga, que me ajuda, recupera todas as lesões vocais que eu por ventura venha a ter. As pessoas durante todo Carnaval falam ‘Ivete, sua voz é tão linda’, mas vocês não sabem o trabalho que é e o trabalho que ela tem de pesquisar, todo ano é uma coisa diferente. Janaina, você é uma grande profissional, senão a melhor que eu já vi”, disse a cantora baiana.
Ao externar esse sentimento pela sua fonoaudióloga, Ivete Sangalo também trouxe à tona a quão importante é Fonoaudiologia para todos os profissionais que têm a voz como principal instrumento de trabalho. Os cantores, em especial, estão a cada dia mais valorizando essa ciência que tanto os beneficiam. “Não podemos negar o quanto Ivete Sangalo gerou um marketing benéfico à Fonoaudiologia. Poderia ser maléfico se eu não tivesse feito meu trabalho de forma correta”, avaliou Janaina Pimenta, fonoaudióloga de Ivete Sangalo, Luan Santana, Timbalada, Vitor e Léo, Milton Nascimento, Michel Teló, César Menotti e Fabiano, Preta Gil e alguns cantores gospel.
Lá atrás, o trabalho fonoaudiólogico nessa área não era dos melhores. O atendimento no meio era pequeno, muitos cantores e produtores não tinham conhecimento da importância da Fonoaudiologia no canto. Para completar, a literatura existente voltada para cantores de alta demanda, os malhadores da voz, era ínfima. “A primeira vez que entrei dentro de um trio elétrico, em 1996, fiquei estranhamente confusa . Não conseguia me concentrar tamanha era a potência do som. Tudo acontecia ao mesmo tempo e a prática era muito diferente da teoria. Então, eu precisei me adaptar muito e buscar recursos para o atendimento deste público. Enfrentei todas as dificuldades e percalços que a estrada me impunha. Da alimentação ao pouco sono. E na ciência busquei tudo que pudesse me auxiliar para realizar o meu trabalho de fonoaudióloga: a nutrição, medicina do esporte, fisioterapia e audiologia. Não foi fácil. O caminho foi muito árduo e só foi possível, inicialmente, por ter de um lado muita dedicação do meu lado, mas de outro uma profissional inteligente, talentosa e aberta a entender a importância do trabalho e que abriu as portas para isto e falou pelos quatro cantos sobre os efeitos e benéficos da Fonoaudiologia”, recordou Janaína Pimenta.
Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack
O trabalho com cantores de alta demanda se assemelha muito ao trabalho com um atleta de alto rendimento, que precisa ter um acompanhamento multidisciplinar. Preocupada em oferecer o melhor para seus clientes, Janaína Pimenta criou, em Belo Horizonte/MG, o Espaço da Voz, local que conta com uma equipe de apoio entre eles fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de canto, ortodontistas, otorrinolaringologistas, audiologistas, psicólogos entre outros, tudo de acordo com a demanda de cada cantor. “Nós fonoaudiólogos somos os únicos profissionais capazes de fazer esta comunicação entre todas essas áreas”, explicou.
Dentro da sua proposta, todo o trabalho é personalizado e construído para aquele indivíduo específico levando em consideração estilo musical e todas as suas particularidades. “Devemos estar atento a todo o papel nutricional não apenas nas horas de show, mas nos dias que antecedem a apresentação de alta demanda como um Carnaval. Horas antes a ingestão de alimentos ricos em carboidratos e uma boa hidratação são fundamentais. Os exercícios vocais que antecedem a performance tem como objetivo principal aquecer a musculatura, ou seja, tanto no sentido de aumentar a temperatura da mesma, uma vez que ao aumentar a irrigação sanguínea para as estruturas fonatórias diminui a viscosidade e resistência ao movimento como com o intuito de aumentar a propriocepção e mapear os ajustes fonatórios possíveis durante o canto”, detalhou Pimenta.
Durante a apresentação do cantor, o fonoaudiólogo tem como objetivo utilizar recursos a fim de manter a estabilidade vocal mesmo diante da fadiga durante toda o show. Este momento da atuação depende muito da capacidade e habilidade do terapeuta de observar onde os ajustes estão se tornando frágeis e realizar recursos auxiliares para que as compensações à fadiga não se tornem mais daninhas do que o próprio ato de cantar. E, posteriormente, a recuperação vocal com o objetivo de recuperar o músculo, drenar, prevenir e combater edema decorrente de uso abusivo. “Para tal e a depender do caso temos inúmeros recursos como hipertermoterapia (Pimentaj, 2008) crioterapia (pimentaj, 2005 – tese mestrado defendida), eletroestimulação, kinesioterapia entre outros . A escolha do recurso depende do paciente e expertise do terapeuta”, finalizou orgulhosa a fonoaudióloga Janaína Pimenta que desde o dia 15 de janeiro está acompanhando full time a cantora Ivete Sangalo em Salvador.