Em todos os ciclos da vida, Seja Amigo da sua Voz!


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

“Em todos os ciclos da vida, Seja Amigo da sua Voz!” Este é o tema central da campanha Seja Amigo da Voz, que o Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (CREFONO 4), em parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), promoverá no próximo dia 16 de abril em comemoração ao Dia Mundial da Voz. Diversas ações nos cinco estados da nossa jurisdição (Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe) serão realizadas ao longo dos dias 14 e 16 de abril.

O objetivo da campanha deste ano é disseminar a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso, trabalhando fortemente na prevenção de doenças vocais e nos cuidados específicos em cada fase da vida.

A voz é um dos mais importantes fenômenos da comunicação humana. Por meio dela manifestamos nossos pensamentos, intenções e emoções. A disfonia (alteração da voz) pode ter diversas causas, como o tabagismo, o uso inadequado ou intenso da voz, exposição à poluição ambiental, dentre outras.

Os sintomas das disfonias na população em geral no Brasil têm prevalência de 1,7%. Dentre as categorias profissionais mais acometidas por disfonias está a dos professores que têm merecido atenção das políticas públicas, mas ainda há muito a ser feito. O maior levantamento epidemiológico do Brasil (2009) com professores das redes pública e privada de todas as capitais refere uma prevalência 3,7% de sintomas vocais nessa população que indicam que ser esta uma profissão de risco ocupacional.

O uso da voz é fundamental na profissão, na escola e nas interações sociais. Nós usamos nossas vozes todos os dias, no trabalho, com a família e amigos, para partilhar as nossas emoções e sentimentos. Com a voz, nos comunicamos e nos conectamos com todos ao nosso redor.

Este dia incentiva homens e mulheres, crianças, adultos e idosos, a observarem a saúde vocal e a manterem hábitos saudáveis de voz.  Ainda assim, é comum que as pessoas cometam abusos vocais, fumando, gritando, bebendo, ou mesmo, usando a voz profissionalmente sem qualquer cuidado ou técnica.

ORIENTA

« Voltar