Saúde de Aracaju comemora o Dia do Fonoaudiólogo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

No dia 9 de dezembro, é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo e a Secretaria da Saúde de Aracaju promoveu ação de educação em saúde seguida de confraternização entre usuários e profissionais do Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), um Centro que atende pelo SUS e oferta atendimentos em fonoaudiologia para crianças e jovens. A atividade aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas do bairro Siqueira Campos onde o fonoaudiólogo Arthur Marcelino esclareceu dúvidas sobre a atuação desses profissionais, atribuições e desafios da profissão.

“O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e atua em pesquisa, orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático”, destacou Arthur.

A fonoaudióloga é a profissão regulamentada pela Lei 6.965, de 9 de dezembro de 1981, e pelo Decreto 87.218, de 31 de maio de 1982. Arthur Marcelino destacou que apesar da regularização recente da profissão, os fonoaudiólogos já têm contribuído significativamente para melhorar as condições de saúde de pessoas com diversos problemas, em especial os casos de distúrbios na fala.

“Os tratamentos em fonoaudiologia costumam ser continuados, duram meses e até anos, mas com a dedicação do paciente, o apoio da família para que a pessoa siga as orientações do fonoaudiólogo os resultados são alcançados”, enfatizou o profissional que também falou dos atendimentos que são feitos no Cemca que recebe um fluxo intenso de pacientes vindos de Aracaju e do interior de Sergipe para as terapias em fonoaudióloga ou ter encaminhamentos necessários para fazer exames para aquisição de aparelhos auditivos.

A atividade contou com o apoio da empresa de Aparelhos Auditivos Áudio Sergipe. Colaboraram com a realização da comemoração diversos profissionais do Cemca como a coordenadora Sulely Santos Reis, a enfermeira Maria Luduvice, a pedagoga Maria Aparecida  e a assistente social Maria Guadalupe Alvez de Oliva.

Fonte: Secretaria de Saúde de Aracaju

« Voltar