Origem da gagueira no cérebro é descoberta por cientistas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Getting your Trinity Audio player ready...

Com informações do O Globo

Um grande avanço na ciência para as pessoas que gaguejam. Um estudo multidisciplinar publicado na revista científica Brain apontou o local do cérebro de origem da gagueira.

Clique aqui e confira o estudo completo

Foi descoberto que a gagueira se origina em uma parte específica do putâmen esquerdo, parte do telencéfalo. Assim como o claustro, fina camada de substância cinzenta, no telencéfalo, e a área de transição amigdalo estriatal foram considerados “duas áreas adicionais de interesse”.

Isso vale para os dois tipos de gagueira: a do desenvolvimento, que surge na infância, e a adquirida, associada a problemas neurológicos ou acidente vascular.

“São áreas minúsculas do cérebro — com apenas alguns milímetros de largura — e é por isso que normalmente podem não ter sido identificadas em estudos anteriores. As pessoas sempre olharam para a gagueira adquirida e de desenvolvimento como duas coisas distintas, mas conseguimos mostrar que, além das semelhanças no nível comportamental, também existem semelhanças no nível neural”, explicou Catherine Theys, coautora e professora associada na Universidade de Canterbury (UC).

A descoberta contou com uma equipe de pesquisadores da Universidade de Turku, na Finlândia, da Universidade de Toronto, no Canadá, da Universidade de Boston, e do Brigham and Women’s Hospital da Harvard Medical School, nos EUA.

Com este avanço, será possível buscar novas e eficazes opções de tratamento.

« Voltar