Fonoaudiólogos realizam ações de conscientização para Dia Mundial da Voz 2024
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado na próxima terça-feira (16/04), fonoaudiólogos pernambucanos vão realizar várias ações durante as duas próximas semanas. As atividades variam entre entrevistas, palestras, oficinas e ações com a população no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão.
O objetivo da Liga da Voz, que conta com o apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4), é disseminar a importância dos cuidados com a voz, trabalhando na orientação e prevenção de doenças vocais e nos cuidados específicos em cada fase da vida.
Entre as ações, destaque para a Oficina da Voz no Conservatório Pernambucano de Música na segunda e terça-feira (15 e 16/04); Triagem e Orientação Vocal para população na estação Central do Metrô do Recife na terça (16/04); Palestra para professores da Prefeitura do Recife também na terça (16/04) e de Jaboatão dos Guararapes (quarta a sexta, 17 a 19/04); Panfletagem e Orientação Vocal para a população no Recife Antigo no domingo (21/04); além da Palestra sobre Cuidados com a Voz após a Laringectomia Total no Shopping Tacaruna na segunda-feira (22/04).
Já em Vitória de Santo Antão, vamos ter aulas e palestras sobre Voz e Canto na Faculdade Osman Lins (Facol), em escolas municipais e em clínicas. As ações em Vitória serão realizadas de 18 a 25 de abril.
TEMA DA CAMPANHA
Este ano o tema da campanha é “Minha voz, nossa voz: a força da conexão”. É por meio da nossa voz que criamos vínculos e fortalecemos as conexões com as pessoas e com o mundo ao nosso redor.
A Campanha da Voz é promovida pela Liga Pernambucana de Atenção à Saúde Vocal, formada por fonoaudiólogos dos departamentos de Fonoaudiologia da UFPE, Unicap e São Miguel, além do Hospital das Clínicas, Hospital dos Servidores do Estado e do Hospital do Câncer de Pernambuco; e conta com o apoio do Conselho de Fonoaudiologia e da Sociedade Pernambucana de Otorrinolaringologia.
PROGRAMAÇÃO – Recife e Jaboatão dos Guararapes
15/04 (segunda-feira) – 14h
Oficina da voz no Conservatório Pernambucano de Música – Fga Nathalia Suellen e Fga Natallia Simões
16/04 (terça-feira) – 7h às 12h
Triagem e orientação vocal para população na Estação Central do Metrô Recife. IES: UFPE, UNICAP, São Miguel – professores e alunos
16/04 (terça-feira) – 8h às 12h
Triagem e orientação vocal para professores da Secretaria de Educação do Estado – Profª. Adriana Camargo (UFPE) e alunos
16/04 (terça-feira) – 11h
Triagem e orientação vocal no Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco (HSE) – Fga Carolina Paes e Fga Fabíola Monteiro
16/04 (terça-feira) – 14h
Palestra para professores da Prefeitura do Recife no Centro de Formação de Professores Paulo Freire – Profª. Ana Nery Araujo- UFPE
16/04 (terça-feira) – Tarde
Triagem e orientação vocal para idosos no auditório da Clínica de Fonoaudiologia – Profª. Jonia Lucena – UFPE
16/04 (terça-feira) – 14h
Triagem e orientação vocal no Conservatório Pernambucano de Música- Fga Kelly Sukar e Fga Nathalia Suellen
17/04 (quarta-feira) – Noite
Triagens e panfletagem na universidade São Miguel. Professores e alunos
18/04 (quinta-feira) – 19h
Conferência no Conservatório Pernambucano de Música – Ontogenese da voz e repercussões no Canto – Fga Patricia Balata
17, 18, 19/04 (quarta a sexta) – 8h30 às 12h e 13h30 às 17h
Campanha da voz do professor no CASPE – Jaboatão dos Guararapes.
Local: Escola de Formação de Professores – Paola Gorga Gatto e Beatriz Duarte
21/04 (domingo) – 10h
Encerramento da Campanha nas ruas com Ação no Recife Antigo – Fgos colaboradores da Campanha da voz 2024
22/04 (segunda-feira) – 8h30
Palestra sobre Cuidados com a Voz após a Laringectomia Total – Encontro do GAL-PE
Taca Social (Shopping Tacaruna) – Fga Ana Maria Araujo e Fga Benilda Luz
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
18/04 (quinta-feira) – Manhã e tarde
Clínica UNISAÚDE
Palestra: Como ter uma boa voz, os cuidados vocais que preciso ter
Fga Benilda Luz
18/04 (quinta-feira) – 19h
Aula On-line sobre voz e canto
Fgas Benilda, Magdala, Lívia e Juliana.
20/04 (sábado) – 11h30
Aulão sobre Voz na FACOL (Faculdade Osman Lins)
Fga Benilda Luz
22,23,25/04 – 10h
Palestra: Como ter uma boa voz?
Escolas Públicas Municipais – Mariana Amália, CAIC, Pedro Robeiro
Fgas Livia, Juliana, Magdala e Benilda
26/04 (sábado) – 9h
Promoção da Saúde Vocal – Clínica de Referência Especializado de Reabilitação (CRER)
Fga. Benilda Luz
DICAS
Confira algumas dicas de cuidados com a voz. E lembre-se de procurar um Fonoaudiólogo e um médico Otorrinolaringologista em caso de queixas vocais.
1. Hidrate-se. Beber muita água durante todo o dia é a melhor maneira para se manter hidratado.
2. Não grite. Gritar é sempre ruim para a voz, já que se coloca uma grande pressão sobre o delicado revestimento de suas pregas vocais.
3. Utilize um microfone para falar em público. Quando você é convidado para falar em público, especialmente em uma grande sala ou ao ar livre, use um microfone. A amplificação permite-lhe falar no volume de conversação, mas ainda assim chegar a todo o público.
4. Aqueça sua voz. Aquecer a voz não é apenas para os cantores, já que ajuda a voz durante a fala do dia a dia, também.
5. Não pigarreie. O pigarro funciona como bater ou golpear as pregas vocais em conjunto. Em vez de limpar a garganta, tomar um pequeno gole de água ou engolir saliva para saciar o desejo.
6. Não fume. O fumo é, provavelmente, a pior coisa que você pode fazer para que sua voz. A fumaça é algo que provoca danos permanentes aos tecidos das pregas vocais e é o primeiro fator de risco para o câncer de laringe (pregas vocais).
7. Não realize competição sonora. Quando você está em um lugar com ruídos de fundo, você não percebe o quão alto você pode estar falando. Preste atenção em como sua garganta se ressente nestas situações, pois muitas vezes há uma sensação de ressecamento e irritação antes de notar o esforço vocal que você está fazendo.
8. Tenha uma boa respiração. Fale devagar e pronuncie bem as palavras.
9. Seja um bom ouvinte. Se você ouvir a sua voz rouca, não se esqueça de descansar tanto quanto possível. Forçar a voz quando você tem laringite pode levar a mais problemas vocais sérios.
10. Se a sua voz é rouca persistente, procure a avaliação de um otorrinolaringologista e de um fonoaudiólogo.