Conselho de Fonoaudiologia identifica diploma falso e chama a Polícia, que prende o falsário em flagrante


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Diante de mais um caso de tentativa de registro com diploma falso, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4), com sede no Recife, chamou a Polícia Civil para efetuar a prisão de um falso bacharel em Fonoaudiologia. O caso refere-se a uma solicitação de registro profissional com um diploma de Graduação do Centro Universitário Maurício de Nassau – Uninassau feito por Deivid dos Santos Leoterio.

O documento é datado de dezembro de 2023, mas possui logo de cara um erro na grafia do curso: “Fonoaudilogia”. Outro detalhe que indica a fraude é que a Uninassau Recife não possui turma concluída do curso de Fonoaudiologia. Em outro trecho do diploma, o próprio nome da Faculdade está errado: “Uninasssau”, com tres “s”. O falsário foi levado para o Depatri – Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais e vai ficar sob custódia. A pena prevista é de 1 a 5 anos.

FISCALIZAÇÃO SEVERA

A atual gestão do Crefono 4, presidida pelo fonoaudiólogo Cleiton Miguel, vem desenvolvendo uma severa fiscalização nas cinco estados da jurisdição – Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Só este ano, o Conselho já protocolou no Ministério Público da Bahia (MPBA) uma representação contra uma “falsa bacharel em fonoaudiologia”. A ação diz respeito ao uso de diploma falso de graduação em Fonoaudiologia. O Crefono 4, inclusive, indeferiu o requerimento de inscrição e depois protocolou a denúncia no MPBA, a fim de que as punições cabíveis sejam aplicadas.

Em outro caso, o Crefono 4 protocolou no MPBA uma notícia crime contra uma mulher por exercício ilegal da Fonoaudiologia, uso de diploma falso e falsidade ideológica. A denunciada estava atuando em Sebastião Laranjeiras, na Bahia, inclusive estava fazendo uso de cartão de identificação falso no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Também na Bahia, o Colegiado encaminhou para a Comissão de Ética do Regional o caso de um fonoaudiólogo autuado pela Polícia Civil por exercício ilegal da Medicina em uma Unidade de Saúde de Salvador. Durante o Carnaval, o Crefono 4 também entrou com uma representação no MPBA denunciando um homem chamado Carlos Teles, que estava exercendo a profissão de forma ilegal, inclusive se promovendo nas redes sociais como coach vocal.

No ano passado, o Conselho suspendeu o registro de Andreia Franco Gromann, que se inscreveu no Crefono 5 (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal) apresentando um diploma falso de conclusão de curso na Universidade Federal de Uberlândia (MG) e pediu transferência para a 4ª Região. Além do registro Pessoal Física, a falsa profissional também solicitou o registro de Pessoa Jurídica da empresa Fonolife, situada na cidade Petrolina/PE, com atividade econômica principal Fonoaudiologia. Uma representação criminal foi impetrada na 4ª Vara Federal.

O Crefono 4 aproveita para reforçar a toda categoria que é importante o fonoaudiólogo utilizar o canal de Ouvidoria do Conselho para fazer as denúncias. O Conselho ressalta que está pronto para atuar no caso de mais denúncias e disposto a representar pelos fonoaudiólogos nos órgãos competentes. A denúncia pode ser feita de forma anônima. Quem souber de alguma irregularidade na fonoaudiologia pode registrar a denúncia, anônima ou não, clicando aqui. 

PROFISSIONAL LEGAL

Também no site do Conselho, você pode conferir se o profissional da Fonoaudiologia que está realizando seu atendimento está inscrito e com registro ativo. Basta clicar aqui

« Voltar