Crefono 4 encaminha caso de fonoaudiólogo que atuava como falso médico na Bahia para Comissão de Ética


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Getting your Trinity Audio player ready...

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4), que atende aos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, informa que, após várias denúncias, encaminhou para a Comissão de Ética do Regional o caso do fonoaudiólogo Fábio da Silva Saffe (CRFa 4-10.606) autuado pela Polícia Civil da Bahia por exercício ilegal da Medicina em uma Unidade de Saúde de Salvador

A prisão em flagrante foi realizada na última quarta-feira (20/12), após denúncia de uma vítima que teve o filho diagnosticado com TDAH. O profissional agia como clínico geral e utilizava o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) de um médico ortopedista de São Paulo.

O Crefono 4 vem a público enfatizar que condena veementemente o exercício ilegal de qualquer profissão regulamentada, solidariza com as vítimas e com o Conselho Regional de Medicina da Bahia. “Se ficar comprovado que o profissional estava exercendo a Medicina ilegalmente, que o mesmo seja responsabilizado na forma da lei”, comentou o vice-presidente do CREFONO 4, Fgo. Iure de França.

De posse das denúncias, a Comissão de Ética vai instaurar um processo ético em desfavor do referido profissional, a fim de apurar a conduta do imputado e, ao final, se for o caso, aplicar as sanções disciplinares previstas na Legislação em vigor.

As punições possíveis, em caso de condenação por violação ética, de acordo com a Lei n. 6.965/81, que dispõe da regulamentação da profissão, e replicadas no Código de Processo Disciplinar (CPD) do Sistema de Conselho de Fonoaudiologia, são:

Art. 22

I – advertência;

II – repreensão;

III – multa equivalente a até 10 (dez) vezes o valor da anuidade;

IV – suspensão do exercício profissional pelo prazo de até 3 (três) anos;

V – cancelamento do registro profissional.

PROFISSIONAL LEGAL

O Crefono 4 reforça e recomenda a população a fazer a consulta no site (link na Bio) para conferir se o fonoaudiólogo que está realizando atendimento tem registro ativo junto ao Conselho.

Você pode acessar clicando aqui >> crefono4.conselho24horas.com.br/pesquisaprofissional

« Voltar