Crefono 4 encaminha caso de fonoaudiólogo que atuava como falso médico na Bahia para Comissão de Ética
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4), que atende aos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, informa que, após várias denúncias, encaminhou para a Comissão de Ética do Regional o caso do fonoaudiólogo Fábio da Silva Saffe (CRFa 4-10.606) autuado pela Polícia Civil da Bahia por exercício ilegal da Medicina em uma Unidade de Saúde de Salvador
A prisão em flagrante foi realizada na última quarta-feira (20/12), após denúncia de uma vítima que teve o filho diagnosticado com TDAH. O profissional agia como clínico geral e utilizava o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) de um médico ortopedista de São Paulo.
O Crefono 4 vem a público enfatizar que condena veementemente o exercício ilegal de qualquer profissão regulamentada, solidariza com as vítimas e com o Conselho Regional de Medicina da Bahia. “Se ficar comprovado que o profissional estava exercendo a Medicina ilegalmente, que o mesmo seja responsabilizado na forma da lei”, comentou o vice-presidente do CREFONO 4, Fgo. Iure de França.
De posse das denúncias, a Comissão de Ética vai instaurar um processo ético em desfavor do referido profissional, a fim de apurar a conduta do imputado e, ao final, se for o caso, aplicar as sanções disciplinares previstas na Legislação em vigor.
As punições possíveis, em caso de condenação por violação ética, de acordo com a Lei n. 6.965/81, que dispõe da regulamentação da profissão, e replicadas no Código de Processo Disciplinar (CPD) do Sistema de Conselho de Fonoaudiologia, são:
Art. 22
I – advertência;
II – repreensão;
III – multa equivalente a até 10 (dez) vezes o valor da anuidade;
IV – suspensão do exercício profissional pelo prazo de até 3 (três) anos;
V – cancelamento do registro profissional.
PROFISSIONAL LEGAL
O Crefono 4 reforça e recomenda a população a fazer a consulta no site (link na Bio) para conferir se o fonoaudiólogo que está realizando atendimento tem registro ativo junto ao Conselho.
Você pode acessar clicando aqui >> crefono4.conselho24horas.com.br/pesquisaprofissional