Com apoio do Crefono 4, XIII Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas ressalta importância da fonoaudiologia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com apoio do Crefono 4, o XII Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas foi encerrado no último sábado (19). Foram três dias de evento, no Centro de Eventos Recife, em Pernambuco, com a participação de profissionais de saúde de todo o Brasil.
O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas (ABFLP) e foram abordados conceitos de interdisciplinaridade constantemente evocados e exercidos de forma plena em todas as atividades científicas, oferecendo a efetiva participação dos diversos olhares da nossa comunidade.
O Congresso destacou a relevância da equipe multidisciplinar nos tratamentos dos casos de Fissuras Lábio Palatinas. Porém, com a devida importância ao trabalho dos profissionais da Fonoaudiologia no processo.
“O primeiro profissional chamado quando a criança nasce com fissura é o fonoaudiólogo. Porque é uma via de alimentação. É através do profissional que se estimula uma alimentação segura para dar oportunidade ao cirurgião realizar o procedimento. E, depois, o fonoaudiólogo participa da dinâmica para estimular o processo da fala, que será fundamental na inserção social da criança. Mas não existe apenas um profissional importante, todos são iguais: cirurgião, ortodontista e fonoaudiólogo. E isso é muito bom para a Fonoaudiologia”, afirmou a fonoaudióloga Micheline Coelho, uma das palestrantes.
O Crefono 4 foi representado no evento pelo presidente, Cleiton Miguel; o Diretor Financeiro, Eduardo Accioly; o Diretor Secretário, Thyago Roberto; Assessor Jurídico, Maxwell Morais; o Assessor de Assuntos Estratégicos, Rennan Carllos; e a fiscal Oilda Silva.
A Fonoaudiologia ainda contou no Congresso com: Ana Carolina Xavier, Tatiana Andrade, Rita Tonocchi, Elyne Lacerda, Sueli Prieto, Tuany Lourenço dos Santos Carcavilla. Olivia Mesquita e Hilton Justino.
Confira abaixo as participações dos fonoaudiólogos em palestras e debates:
Aspectos Fonoaudiológicos nas Anomalias Craniofaciais
Ana Carolina Xavier
Avanço Tecnológico na Fonoaudiologia: Ferramentas Complementares na Prática Clínica em Casos de Fissura Labiopalatina
Rita Tonocchi
Avanços e novas tecnologias
Hilton Justino – Tecnologia na Avaliação do Sistema Estomatognático
Protocolo dos Centro
Micheline Coelho
Fissura Labiopalatina na Infância: Abordagem Fonoaudióloga
Olívia Mesquita
Condutas básicas no tratamento do paciente com fissura labiopalatina
Tatiana Andrade
Atenção Fonoaudiológica no Cuidado Multidisciplinar da Sequência de Pierre Robin
Elyne Lacerda
Sequência de Robin: Aspectos Fonoaudiólogos
Melissa Z. Antoneli
Reabilitação Fonoaudiológica na Fala de Crianças com Fissuras Labiopalatina: Resultados Preliminares de uma Revisão de Escopo
Tuany Lourenço dos Santos Carcavilla