Com apoio do Crefono 4, XIII Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas ressalta importância da fonoaudiologia


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Getting your Trinity Audio player ready...

Com apoio do Crefono 4, o XII Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas foi encerrado no último sábado (19). Foram três dias de evento, no Centro de Eventos Recife, em Pernambuco, com a participação de profissionais de saúde de todo o Brasil.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas (ABFLP) e foram abordados conceitos de interdisciplinaridade constantemente evocados e exercidos de forma plena em todas as atividades científicas, oferecendo a efetiva participação dos diversos olhares da nossa comunidade.

O Congresso destacou a relevância da equipe multidisciplinar nos tratamentos dos casos de Fissuras Lábio Palatinas. Porém, com a devida importância ao trabalho dos profissionais da Fonoaudiologia no processo.

“O primeiro profissional chamado quando a criança nasce com fissura é o fonoaudiólogo. Porque é uma via de alimentação. É através do profissional que se estimula uma alimentação segura para dar oportunidade ao cirurgião realizar o procedimento. E, depois, o fonoaudiólogo participa da dinâmica para estimular o processo da fala, que será fundamental na inserção social da criança. Mas não existe apenas um profissional importante, todos são iguais: cirurgião, ortodontista e fonoaudiólogo. E isso é muito bom para a Fonoaudiologia”, afirmou a fonoaudióloga Micheline Coelho, uma das palestrantes.

O Crefono 4 foi representado no evento pelo presidente, Cleiton Miguel; o Diretor Financeiro, Eduardo Accioly; o Diretor Secretário, Thyago Roberto; Assessor Jurídico, Maxwell Morais; o Assessor de Assuntos Estratégicos, Rennan Carllos; e a fiscal Oilda Silva.

A Fonoaudiologia ainda contou no Congresso com: Ana Carolina Xavier, Tatiana Andrade, Rita Tonocchi, Elyne Lacerda, Sueli Prieto, Tuany Lourenço dos Santos Carcavilla. Olivia Mesquita e Hilton Justino.

Confira abaixo as participações dos fonoaudiólogos em palestras e debates:

Aspectos Fonoaudiológicos nas Anomalias Craniofaciais
Ana Carolina Xavier

Avanço Tecnológico na Fonoaudiologia: Ferramentas Complementares na Prática Clínica em Casos de Fissura Labiopalatina
Rita Tonocchi

Avanços e novas tecnologias
Hilton Justino – Tecnologia na Avaliação do Sistema Estomatognático

Protocolo dos Centro
Micheline Coelho

Fissura Labiopalatina na Infância: Abordagem Fonoaudióloga
Olívia Mesquita

Condutas básicas no tratamento do paciente com fissura labiopalatina
Tatiana Andrade

Atenção Fonoaudiológica no Cuidado Multidisciplinar da Sequência de Pierre Robin
Elyne Lacerda

Sequência de Robin: Aspectos Fonoaudiólogos
Melissa Z. Antoneli

Reabilitação Fonoaudiológica na Fala de Crianças com Fissuras Labiopalatina: Resultados Preliminares de uma Revisão de Escopo
Tuany Lourenço dos Santos Carcavilla

« Voltar