Fonoaudiólogas realizam Programa de Triagem e Higiene Vocal com os servidores da Alepe


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Getting your Trinity Audio player ready...

As fonoaudiólogas Eneida Virgínia e Ianne Michele, da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), realizaram um Programa de Triagem e Higiene Vocal com os servidores da Casa Legislativa. As atividades foram divididas em dois dias, 17 e 18 deste mês, sendo que uma ação foi específica para os integrantes do Coral Vozes de Pernambuco e outra englobando todos os servidores.

A Campanha Vocal teve por objetivo realizar a triagem e orientação de Higiene Vocal, esclarecer as dúvidas, encaminhando quando necessário para outras avaliações complementares junto a Setor de Saúde da Casa Legislativa.

“Tivemos uma excelente adesão, especificamente dos setores que trabalham diretamente com o público ou fazem mais esforço vocal inerente à função, como telefonia, recepção, protocolo, cerimonial e gabinetes parlamentares. Sabemos que é a disseminação do conhecimento recebido que fará total diferença na vida das pessoas”, ressaltou a Dr. Eneida Virgínia.

O Crefono 4 aproveita para reforçar que é muito importante que os servidores conheçam os sintomas dos distúrbios que envolvem a voz para buscarem assistência especializada, saber como preveni-los e quais os devidos cuidados para manutenção de uma boa qualidade vocal. Essa autopercepção é imprescindível, mas só é possível com conhecimento prévio.

“Ações como essa são de extrema relevância porque existem tratamentos menos invasivos e com maior probabilidade de cura quando o câncer de laringe é detectado em seu estágio inicial”, complementou Dr. Eneida Virgínia.

« Voltar